22/08/2023
Educação Paraná

“UFPR fecha no segundo semestre se corte no orçamento for mantido”, diz reitor

A explanação do reitor da UFPR foi na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná

reitor-UFPR

* Reportagem com áudio.

Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca (Foto: Dálie Felberg/Alep)

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Fonseca, foi claro: a universidade vai fechar no segundo semestre se o corte de verba aplicado pelo Governo Federal ao repasse feito às instituições federais de ensino continuar nos próximos meses.

No começo deste mês, o Ministério da Educação reduziu 30% do recurso enviado às 63 universidades e aos 38 institutos federais do País, o que equivale a R$1,7 bilhão a menos nos orçamentos anuais. Aqui no estado, o total dos cortes chega a 120 milhões.

Além da UFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana e o Instituto Federal do Paraná, que atendem mais de 100 mil alunos, também tiveram seus créditos orçamentários diminuídos. O governo federal usa o termo “contingenciamento” quando se refere ao corte, mas para o reitor, isso não passa de uma “fake News” usada para segurar o impacto negativo da medida perante a população.

A explanação do reitor da UFPR na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde desta segunda-feira, dia 20, foi acompanhada por apoiadores, como o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão.

Para o presidente da Casa, Ademar Traiano, a Assembleia é um espaço democrático onde todos os assuntos devem, obrigatoriamente, ser discutidos.

O debate sobre o corte de verbas da educação federal foi proposto pelos deputados Professor Lemos (PT) e o primeiro-secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB). Depois da explicação sobre as dificuldades que as instituições federais de ensino enfrentam, o parlamentar Professor Lemos confirmou que um requerimento, já assinado por 27 deputados e aprovado no fim da sessão plenária, e que pede a suspensão do corte, vai ser enviado ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ao MEC.

*Por Bárbara Passos/Agência Alep

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.