22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Descarte incorreto de lixo acontece em pontos específicos em Guarapuava

Entre os locais estão os bairros Concórdia, Paz e Bem, Jardim das Américas e Santana

lixo 2

Em alguns pontos da cidade. a limpeza é constante. Mas descarte incorreto de lixo logo reaparece (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Quatro equipes trabalham na fiscalização e orientação dos moradores em Guarapuava com ações de educação ambiental. Mesmo assim, a alta produção diária de lixo, aliada ao descarte incorreto desses materiais colaboram para a formação de um cenário preocupante em alguns locais do município.

“Temos pontos de descarte e acúmulo constante de lixo como nos bairros Concórdia, Paz e Bem, Jardim das Américas ou bairros centrais”, afirmou o diretor administrativo e engenheiro civil da Surg, Sandro Russo Valera.

Conforme Sandro, um desses pontos onde a destinação incorreta de lixo é frequente fica no bairro Santana. Em um local específico da Região foram feitas três limpezas em menos de um mês.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

“Infelizmente é um ponto, como outros existentes na cidade, onde o trabalho é feito frequentemente, mas não gera resultados duradouros. Tão logo a equipe faz a limpeza do local, o descarte e acúmulo de lixo volta a ocorrer. Assim, temos que voltar para realizar o mesmo trabalho”.

Entre os materiais descartados com frequência estão pneus, televisão e resíduos sólidos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, os próprios moradores têm feito denúncias à Secretaria sobre as ocorrências.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

“Temos promovido algumas ações para evitar esse descarte incorreto, promovendo a educação ambiental. Também estamos atentos as denúncias recebidas pelos moradores e atuamos de forma rápida nesses locais. Para reforçar ainda mais a conscientização sobre o tema, estamos articulando novas formas de mobilizar a população”.

Coleta Seletiva

Assim, em Guarapuava, a coleta do lixo reciclável segue o cronograma dos operadores ecológicos. Já os resíduos sólidos e orgânicos podem ser levados pelo caminhão de coleta da Surg, que passa semanalmente nos bairros. Entretanto, para aqueles que geram um volume significativo de descarte de lixo, o recolhimento pode ser solicitado pelo telefone 153, número que também recebe denúncias.

Cronograma da Coleta Seletiva

Segunda feira
Centro (a partir das 8h);
Santa Cruz (Tarde);
Entre Rios (dia todo)

Terça feira
Trianon (tarde);
Entre Rios (dia todo);
Cristo Rei, Bonsucesso e São Cristovão (tarde)

Quarta feira
Centro (a partir das 8h);
Batel (tarde); Vila Carli (tarde);
Entre Rios (dia todo)

Quinta feira
Vila Buck e São Cristovão (manhã)
Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária), Praça da Fé e Núcleo Padre Chagas (tarde);
Entre Rios (dia todo)

Sexta feira
Centro (a partir das 8h); Santana e Alto da XV (manhã e tarde)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.