22/08/2023
Paraná Política

O Paraná é um estado de oportunidades, diz Ratinho Júnior em NY

parana day

Ratinho Júnior em NY (Foto: Divulgação)

A concessão de quatro aeroportos no Estado e de mais de quatro mil quilômetros de estradas, foram destaques do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Ele participou do Paraná Day, nesta quarta (17), em Nova Iorque.

Conforme disse o governador,  essa quilometragem amplia o Anel de Integração. Já os aeroportos são Afonso Pena, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina. Conforme Ratinho Júnior, há também possibilidades de PPPs para construção e administração de hospitais e presídios. “Tudo isso acaba sendo um grande atrativo para o setor privado”.

Assim, as oportunidades foram expostas a um grupo de executivos de corporações internacionais que mantêm investimentos globais. A apresentação foi na Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York, que recebeu a terceira edição do Paraná Day.

Na principal palestra do Paraná Day, Ratinho Júnior também falou de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em setores como turismo, segurança e saúde. Além disso, ressaltou o ambiente propício para negócios que tornam o Paraná um Estado atrativo.

 O Paraná é um Estado de oportunidades. Queremos convidar mais investidores, mais empresas estrangeiras para investir no nosso Estados. Mostramos as potencialidades do Paraná. O que o Estado tem para que essas pessoas possam fazer investimento e esses investimentos possam se transformar em empregos

De acordo com o governador o Estado vive um bom ambiente político do Estado, com a interlocução direta com deputados estaduais e federais, senadores e o governo federal. Além de possuir mão de obra qualificada, área logística estruturada e localização geográfica privilegiada. Conforme Ratinho Júnior, o Paraná fica próximo a grandes centros consumidores da América do Sul, como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago.

ESTATAIS

O Paraná Day contou ainda com exposições sobre a Copel, Sanepar e Ferroeste. A programação foi completada por reuniões com grupos específicos, lideradas pelo próprio governador em salas da Câmara de Comércio Brasil-EUA.Conforme avalia Eduardo Bekin, presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), o Paraná Day é muito importante para o Paraná se mostrar e abrir seus números.

FÓRUM

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Paraná Day é uma iniciativa do Governo do Paraná para atrair novos investimentos produtivos ao Estado. A primeira edição foi realizada em Curitiba, em parceria com a XP Investimentos, em fevereiro. O segundo evento ocorreu em maio em Brasília (DF). O objetivo é promover o Paraná por meio de um debate sobre as oportunidades de investimentos.

AGENDA

Na segunda (15), o governador se reuniu com executivos do JP Morgan para tratar de parcerias entre o Estado e a instituição, uma das maiores corporações do sistema financeiro mundial.

Conforme o governador, uma das ideias apresentadas é a formação de um fundo de longo prazo com a participação do JP Morgan, Fomento Paraná e apoio da Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA), fundo garantidor vinculado ao Banco Mundial.

Ratinho Junior também apresentou na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, os avanços do Paraná na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele reforçou o compromisso do Estado com a Agenda 2030. O governador participou de um painel promovido pela Organização Mundial das Famílias (WFO) e Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar). O Paraná foi o único Estado brasileiro representado.

Os compromissos nos Estados Unidos incluem ainda um encontro na prefeitura da Nova York, para troca de informações, principalmente na área de segurança pública. A reunião fecha a agenda da missão paranaense nesta quinta-feira (18).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.