22/08/2023
Economia Guarapuava

Empreendedores crescem ao regularizar atividades informais em Guarapuava

De agosto de 2014 a maio de 2019, mais de 3.700 empreendedores formalizaram seus negócios

micro empreendedores (1)

A cabeleireira Jimara agora é MEI (Foto: Secom)

A cabeleireira, Jimara Goes Wilke, de Guarapuava, decidiu formalizar a sua atividade e se cadastrou no MEI. Assim, a cabeleireira passou a ter vantagens. Afinal, o CNPJ da empresa lhe deu direito a ter máquina de cartão, comprar produtos, financiar uma casa, um carro ou a própria empresa. Tudo isso com taxas menores e juros baixíssimos. “Eu fiz seguro de vida e do salão.

Também tem a contribuição do INSS, que posso me aposentar daqui certo tempo”. Conforme a empreendedora, quando há grandes eventos ela pode contratar pessoas terceirizadas, como manicure e maquiadora. “Se eu não fosse MEI, não teria possibilidade de tudo isso”.

Em 2017 Jimara conquistou o prêmio Mérito Empresarial “Foi emocionante quando me chamaram e disseram que eu era MEI, a única inclusive”.

Sebastião já comprou seu carro próprio (Foto: Secom)

Assim como Jimara, após 15 anos trabalhando como empregado, Sebastião de Almeida, decidiu abrir seu próprio negócio no ramo da borracharia. “No começo não foi fácil, era pequenininho, mas agora ampliou. Estou muito contente de trabalhar como MEI, foi uma experiência que eu aderi e deu certo”. Conforme Sebastião, o rendimento financeiro melhorou.

Consegui comprar muitas coisas só arrumando pneu, inclusive minha caminhonete

Segundo Sebastião, na Agência há também o encaminhamento para vários cursos. “Foi um aprendizado muito bom na questão de administração, como lidar com o dinheiro, organização, limpeza e atendimento”.

COMO SER MEI

Você quer formalizar a sua atividade e crescer como Jimara e Sebastião? Pois é bem simples. De acordo com a Agência do Empreendedor, basta que o seu trabalho fature até R$ 81 mil ao ano e se enquadre como microempreendedor individual.

Conforme informações da  Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a Agência do Empreendedor de Guarapuava cadastra, em média, sete novas microempresas diariamente.

(Imagem: Secom)

RECORDE

De agosto de 2014 até maio de 2019, mais de 3.700 pessoas formalizaram seus negócios na cidade. E só no primeiro semestre deste ano, a agência bateu recorde na emissão de alvarás, em comparação a todo o ano de 2017. “A Agência do Empreendedor de Guarapuava já está consolidada como referência para os MEIs do município”, afirmou a coordenadora da agência, Ana Claudia Klosouski.

SERVIÇO

O registro como MEI regulariza a situação de profissionais informais. Além de diversas vantagens em ser um microempreendedor individual, estar com a empresa regularizada é essencial. Ficou interessado em se cadastrar no MEI? Procure a Agência do Empreendedor, na Prefeitura de Guarapuava, do meio-dia às 17h. O atendimento é gratuito.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.