22/08/2023
Esportes Guarapuava

IRT Rápido & Blitz de Xadrez em Guarapuava terá Memorial Hermes Kaminski

Torneio Internacional será entre 8 e 11 de agosto e inscrições estão abertas

FOLDER

(Imagem: Divulgação)

O enxadrista, publicitário, poeta e músico guarapuavano, Hermes Kaminski, terá homenagem póstuma. Um dos organizadores do Mundial de Xadrez, sediado pela cidade, em 1992, várias vezes campeão da modalidade, Polaco – assim era chamado entre amigos – será lembrado com um memorial durante o IRT Rápido & Blitz da modalidade. A celebração para Hermes será no hall de entrada do Teatro Municipal de Guarapuava e reunirá o xadrez, a literatura e a música.

O curador da parte literária será o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buschmann. Já a curadoria musical está a cargo de Leila Kaminski, uma das filhas de Hermes. De acordo com Leila, a exposição será montada na entrada do Teatro Municipal de Guarapuava pela Academia Paranaense de Letras. O enxadrista Jaime Sunye também participa da homenagem.

Entretanto, para reunir o máximo de material, Leila pede que amigos que possuam textos, fotografias, letras de músicas ou qualquer outro material de Hermes que cedam para o memorial.

O CAMPEONATO

O campeonato está sendo organizado pelo Centro de Excelência de Xadrez (CEX) com apoio da Federação de Xadrez do Paraná e Prefeitura de Guarapuava. Será entre 8 e 11 de agosto e terá R$ 20 mil em prêmios.

Porém, a inscrição está sendo exclusivamente mediante preenchimento do formulário. A ficha está sendo disponibilizada na página da Fexpar. Entretanto, somente será homologada e inserida no programa de emparceiramento após a comprovação de pagamento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.