22/08/2023
Guarapuava Política

Sintesu suspende greve até início de agosto

Suspensão da greve foi decidida em assembleia

sintesu greve

Assembleia que deliberou a suspensão da greve (Foto: Sintesu)

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Superior da Unicentro (Sintesu) anunciou uma trégua na greve iniciada em 25 de junho. O prazo da suspensão é até o início de agosto. Assim, o Sintesu segue a decisão de outras entidades que já anunciaram a mesma decisão anteriormente. A assembleia foi na noite dessa quarta (17) em Guarapuava.

“Vamos aguardar o envio da mensagem do Governo à Assembleia Legislativa do Paraná, sobre a proposta de reposição da inflação”. Conforme Danny Jessé, presidente do Sintesu, a categoria também vai esperar a retirada do projeto de lei complementar 04/2019 e a não vinculação da licença prêmio às propostas do governo.

Depois disso, os servidores se reunirão novamente no início de agosto, após o envio da proposta à Alep, para deliberar sobre a mensagem.“O governador Ratinho Júnior propôs uma reposição parcelada, com 2% liberados em janeiro de 2020.

A previsão é que o restante seja pago em 2021 e 2022”. Entretanto, segundo Danny, um dos pontos principais é a reabertura das reposições da inflação anuais. “A dívida do Estado com os servidores caminha para o seu 45º mês”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.