22/08/2023
Política Região

Irati passa a integrar Programa Família Acolhedora

Lançamento foi na tarde dessa quinta (18), na Câmara de Vereadores

Programa-Família-Acolhedora

(Foto: Ascom)

O município de Irati passou a integrar o Programa Família Acolhedora. O programa atende crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção. Assim eles são abrigados provisoriamente, em residências de famílias acolhedoras previamente cadastradas.

Conforme lançamento oficial do Programa nesta quinta (18), na Câmara de Vereadores, a Capacitação teve a participação dos profissionais da rede de atendimento à criança e adolescente do município. A palestrante foi Jane Valente, autora do Livro ‘Família Acolhedora: as relações de cuidado e de proteção no Serviço de Acolhimento’.

O vereador e 1º Secretário José Bodnar disse que programa é de extrema importância para a cidade. “Um grande presente para Irati. Um programa que vai oferecer atendimento personalizado e humanizado ao acolhido, minimizando os danos causados pelo afastamento temporário da família de origem”.

(Foto: Ascom)

Durante o lançamento do Programa na Câmara, o Presidente Nei Cabral parabenizou todos os envolvidos nesta grande conquista para Irati.

“Tivemos a honra de aprovar o projeto que instituiu o serviço de acolhimento em família acolhedora no município. Programa, que visa o desenvolvimento saudável, a formação da identidade da criança e adolescente, e sua constituição como sujeito e cidadão”.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, o foco direto é o retorno desses acolhidos para a família de origem. “O principal objetivo é fortalecer o atendimento da rede em Irati, promovendo um acolhimento responsável e em condições favoráveis”.

PROGRAMA

O Programa será formado por uma equipe técnica com assistente social, psicólogo e pedagoga. Assim, essa equipe fará a seleção, habilitação e acompanhamento das famílias que acolherem crianças e adolescentes. A previsão é atender 15 famílias para acompanhamento. E cada família, vai receber subsídio financeiro no valor de um salário mínimo por criança ou adolescente.

(Foto: Ascom)

Entretanto, em casos de crianças e adolescentes com deficiência ou com demanda específicas de saúde, o valor do subsídio pode ser ampliado.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.