22/08/2023
Brasil Economia Mundo

Banco central americano reduz taxa básica de juros

Taxa não era cortada desde 2008, quando chegou a quase zero

Dolar-Moeda estrangeira

(Foto: Reprodução)

O banco central dos Estados Unidos – Federal Reserve ou FED – anunciou uma redução da taxa básicas de juros do país em 0,25% ponto percentual, para um patamar de 2% a 2,25%. Conforme a Agência Brasil, esse foi o primeiro corte na taxa desde 2008 .

O banco central americano alegou nessa quarta (31) que a atividade econômica continua sólida nos EUA. Contudo reconheceu as incertezas provocadas pelas tensões comerciais internacionais e o fraco panorama da economia mundial. A queda dos juros foi decidida por um placar de oito votos a favor e dois contra entre os membros do FED.

“Vamos deixar claro: não é o começo de uma longa série de cortes da taxa”, afirmou o presidente do FED, Jerome Powell, decepcionando o mercado que aguardava um longo período de baixas. porém, ele disse que também não significa que haverá apenas uma redução.

DESACELERAÇÃO

Os dados macroeconômicos mais recentes apontam uma desaceleração dos EUA, assim como de Europa e China. A economia americana se desacelerou no segundo trimestre. Os dados são do primeiro cálculo oficial, ao registrar um crescimento de 2,1% no período de 12 meses. No primeiro trimestre, a alta havia sido de 3,1%.

Já a inflação caiu dois décimos percentuais em junho, para 1,6%, considerando o acumulado nos últimos 12 meses. Assim, permanece abaixo da meta estipulada pelo FED, de 2% anual. Nos últimos meses, o presidente americano, Donald Trump, vinha criticando severamente o banco central e cobrando uma redução dos juros.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.