22/08/2023
Cotidiano

Segue a campanha contra a violência de gênero em Guarapuava

Trabalho tem 16 dias de ativismo envolvendo a sociedade

sec mulher

Guarapuava está vivenciando a programação da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero”. Promovida em Guarapuava há cinco anos pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o trabalho visa orientar a população sobre os direitos das mulheres e conscientizar sobre a violência de gênero.
Na tarde desta quarta feira (29), profissionais do Instituto Virmond do Hospital Santa Tereza foram orientados como deve ser feito o procedimento de notificação quando ocorre algum tipo de violência contra alguém, sendo ela mulher, adolescente, idoso ou criança, já que estes funcionários têm a obrigação de reportar esses acontecimentos para o Ministério da Saúde.

Reunião com mulheres durante a semana (Foto: Divulgação)

As ações desta semana tiveram início na segunda feira (27), com rodas de conversa com as gestantes na UBS Colibri sobre gestação sem violência e na Apae sobre violência doméstica intrafamiliar, com o objetivo de informar as mulheres dos bairros mais isolados sobre seus direitos. Ontem, terça (29), houve a entrega e a apresentação para as pedagogas e orientadoras da rede de ensino municipal, do material produzido pelo Numape Florescer – O Núcleo Maria da Penha, que conta uma cartilha sobre o tema e com cinco documentários cada um sobre um tema diferente sendo eles violência obstétrica, relacionamento abusivo, exposição de “nudes”, assédio nas baladas e feminicídio. O material entregue também serve para orientar os professores como ministrar esses assuntos em sala de aula.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.