22/08/2023

5 mulheres inspiradoras de Guarapuava que você precisa conhecer

Destaques nas mais variadas áreas, elas fazem com que "empoderamento feminino" seja muito mais que apenas um jargão do momento

mulheres-inspiradoras-guarapuava

Nós amamos contar a história de guarapuavanas que se destacam por aí. Já falamos de mulheres revolucionárias, como a educadora Laysa Carolina. Destaques do esporte, como as atletas Rafa Patinha e Sarita Federle. Grandes talentos, como a atriz Dody Sanman e as xarás Flávia Adria e Flávia Brisola Paiva, modelo e fotógrafa, respectivamente.  E claro, nunca nos esquecemos daquelas que fizeram e fazem história, como a parteira Otacília Rodrigues.

Mas, neste dia 8, resolvemos fazer uma pequena lista com mais algumas mulheres inspiradoras da nossa cidade. Estas 5 expressam grande importância na Guarapuava de hoje. São atuais, inteligentes e a cada dia contribuem para que o empoderamento feminino seja mais que apenas um jargão do momento.

EDNI DE ANDRADE ARRUDA

(Foto/Reprodução: arquivo pessoal)

Completando 50 anos de formação neste ano, a advogada Edni de Andrade Arruda é um dos grandes nomes do Direito nacional. Apesar de não ter nascido em Guarapuava, ela já declarou que se considera guarapuavana de alma e coração. Edni foi a primeira advogada do município e, entre 2001 e 2006, foi também a primeira e única presidente da Subseção da OAB em Guarapuava. Além disso, foi a primeira paranaense a integrar o Conselho Federal da OAB.

Em 2017, Edni foi homenageada na abertura da VI Conferência Estadual da Advocacia com a Medalha Vieira Netto, a mais importante honraria concedida pela OAB Paraná. A Conselheira Federal foi a primeira mulher a receber a condecoração, instituída em 2000 e entregue apenas a outros seis juristas.

PRISCILA SCHRAN

(Foto/Reprodução: arquivo pessoal)

A contadora e jornalista Priscila Schran é, provavelmente, um dos nomes mais representativos do movimento feminino de Guarapuava nos últimos anos. Ela ganhou destaque, principalmente, por conta de suas importantes contribuições para o cenário local e regional em questões como o combate da violência de gênero e crescimento das mulheres na sociedade.

Priscila é integrante do Movimento Mulheres da Primavera há mais de oito anos e fez parte da rede de enfrentamento à violência contra mulher de Guarapuava. É idealizadora e responsável pelo projeto Mulheres em Construção. Em 2014, recebeu o diploma de Mulher Cidadã, da Câmara Municipal de Guarapuava, e em 2017 o prêmio de melhor produção nacional pelo projeto Florescer, na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Atualmente, Priscila comanda a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, importante órgão do governo municipal para o acolhimento e empoderamento de mulheres.

RITA FELCHAK

Rita e equipe da Felchak Produções (Foto/Reprodução: arquivo pessoal)

A arte e o talento Rita Felchak fez com que ela se tornasse uma das figuras mais conhecidas e queridas da população guarapuavana. Seu primeiro encontro com a arte foi na Igreja Sant’Ana aos 14 anos, fazendo teatro para evangelizar. Daí para frente seus valores só se intensificaram na missão de transformar e entreter, para alegria de todos nós. Sempre dedicada aos movimentos culturais, Rita ficou 15 anos à frente da Casa da Cultura do município. Em 1994, ela decidiu assumir sua paixão pelo teatro e, ao lado da família e amigos, criou a Companhia de Teatro Arte&Manha (hoje Felchak Produções).

Rita já escreveu e montou mais de 60 espetáculos e milhares de performances. Seus trabalhos já estiveram nos palcos mais de 5600 vezes, atingindo um público de mais de 650 mil pessoas em todo o Brasil.

Entre as conquistas, Rita já representou a região Centro-Sul no Conselho Estadual de Cultura (Consec). Em 2015, recebeu da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC) a Medalha Fortim Atalaia pelos relevantes projetos culturais que desenvolve no município e na região. Um dos seus trabalhos mais marcantes foram as Cavalhadas, evento que ficou gravado na memória do guarapuavano. O sucesso foi tanto que o espetáculo foi reapresentado em uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em Curitiba, no ano de 2006.

ISABELA DA CRUZ

(Foto/Reprodução: arquivo pessoal)

Integrante da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, do distrito de Entre Rios, Isabela é símbolo de luta e resistência do movimento negro de Guarapuava. Pesquisadora em Comunidades Quilombolas do Paraná e em Cultura Afro-Brasileira, suas contribuições para o cenário social já foram muitas: participou da Comissão Municipal DST/AIDS de Curitiba. Em nível estadual, compôs a Comissão de Juventude e Cultura, pela Federação Estadual das Comunidades Quilombolas do Paraná (Fecoqui – PR). Coordenou o Projeto Jovens Quilombolas Saudáveis. Foi Educadora Social pelo projeto “Mulheres Quilombolas Tem Voz”, pela Rede Mulheres Negras.

Entre as conquistas, Isabela integrou o programa de jovens líderes da ONU Mulheres. Já palestrou no TEDx, evento mundialmente conhecido para o compartilhamento de experiências. Uma das conquistas mais recentes veio em 2017, quando, devido às suas lutas em prol do movimento quilombola, ela foi indicada pela ONU Mulheres Brasil para receber o prêmio de Líderes do Futuro pela Revista Claudia. A indicação veio da executiva Nadine Gasman, que avaliou a trajetória de Isabela como similar a de grandes ativistas negras do Brasil.

RENATA NIZER

Renata e família (Foto/Reprodução: arquivo pessoal)

Empreendedora nata, a publicitária Renata Nizer é um dos grandes nomes no setor da publicidade em Guarapuava e região. Empresária, ela é apaixonada por projetos de comunicação, interatividade e inovação. É proprietária da agência i9 Comunicação desde 2007 e da Valley Coworking (incialmente Cabana Coworking). Ela já foi organizadora do TEDx Porto Alegre (2010), TEDx Curitiba (2011) e da Startup Weekend Brasil (2013), grandes eventos do cenário da comunicação.

Quando criou a i9, na época em sociedade com o publicitário Elodir Klein, Renata implementou a agência trazendo a ambiência do digital para o mundo dos clientes. Na época, a área ainda ganhava espaço no município.

Hoje, um dos principais projetos empreendedores de Renata é o Valley Coworking, espaço situado no Parque Vale do Jordão que reúne diversas empresas e profissionais da cidade que procuram mais que uma sala comercial. O projeto ousado de espaço compartilhado em um município extremamente tradicionalista já deu bons frutos e hoje reúne mais de 50 profissionais de diversas áreas em um único lugar. O Valley já recebeu o título de maior coworking do Sul do Brasil, com seus 6000 metros quadrados que contam com diversas salas de reuniões, ampla área de estacionamento e mais de 40 escritórios privativos com sacada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.