22/08/2023

Entre Rios: os preparativos para a tradicional Festa da Árvore de Maio

Em 1º de maio, o evento inicia às 10h30, na Colônia Vitória

DCIM101MEDIA

A simbologia carregada pela Festa da Árvore de Maio já está preparando a atmosfera para a realização do evento no próximo 1º de maio, na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

A reunião das famílias, de crianças com as roupas típicas e a celebração da cultura alemã e suábia já tem hora e local marcado para a festividade de 2018. A Praça Nova Pátria, receberá, a partir das 10h30, as atrações tradicionais e ansiadas por toda a comunidade, para a comemoração da Festa da Árvore de Maio.

Na programação, destaca-se a colocação de um mastro de madeira enfeitado com guirlandas de ramos verdes adornadas de fitas, garrafas e flores. Esta é a ação que dá nome a confraternização, simbolizando o início da primavera no Hemisfério Norte e uma ação de graças pela última safra, no Hemisfério Sul.

Ao longo de todo o feriado de 1º de maio, apresentações típicas dos grupos infantis, juvenis, adultos e de seniores da Fundação Cultural Suábio-Brasileira resgatam e reforçam o cunho tradicional do evento.

A tradicional Maibaumfest terá apresentações culturais e artísticas, na Colônia, distrito de Entre Rios, em Guarapuava (Foto: Ascom/Agrária)

Entre as novidades desse ano está o grupo de danças de Rolândia, que também trará apresentações típicasNo aspecto gastronômico, a festa também reforçará a marca da cultura local, a partir da oferta do tradicional Schnitzel com salada de batatas, linguiça Knacker com chucrute, além de bolos e salgados diversos.

Para garantir a realização do evento, independente das condições climáticas do feriado, serão montadas tendas no local da celebração festiva.

No distrito de Guarapuava, as famílias suábias mantinham a tradição com a instalação da árvore, na última noite de abril, em praças das colônias. No entanto, desde 2010, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, apoiada pela Agrária, incluiu a festa típica no calendário da comunidade. A intenção da Fundação Cultural foi transformar a tradição num evento festivo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.