22/08/2023

Saga de ‘Game of Thrones’ chega ao fim

Fenômeno mundial, GOT termina com gosto amargo para muitos fãs

dragão

*Contém spoiler

(Foto: Reprodução/HBO)

Chegando devagar em meados de 2011, Game Of Thrones estreou no canal a cabo HBO, sem fazer barulho. A série baseada na coletânea de livros ‘A Song of Ice and Fire‘, de George R. R. Martin, chegou com muita qualidade e surpreendendo muita gente com uma história cheia de fantasia e política.

Nesse domingo (19) a série chegou ao fim depois de 9 anos e 8 temporadas. Terminou, mas deixou um gosto amargo para os fãs que esperaram ansiosamente para ver o desfecho da história e dos seus personagens favoritos.

(Foto: Arquivo Pessoal)

“O que mais chamava atenção para GOT (Game of Thrones) era o desenvolvimento dos personagens e os diálogos tão bem escritos. Basta ver o julgamento do personagem Tyrion na quarta temporada, que rendeu o Grammy de melhor ator coadjuvante para o Peter Dinklage. Foram momentos surpreendentes e emocionantes que começaram a conquistar cada vez mais fãs ao redor do mundo, principalmente pelo boca a boca da série”, afirma o supervisor de vendas, Luciano Marreiro Abilio.

(Foto: Reprodução/HBO)

Luciano lembra que todos que acompanharam a série, lembram dos fatídicos nonos episódios de cada temporada, que sempre traziam uma reviravolta e deixavam todos de boca aberta. um exemplo máximo foi o ‘casamento vermelho’, que ainda assombra muita gente.

Mas infelizmente a partir da sexta temporada as coisas começaram a mudar. A série se baseou nos livros até a quinta temporada, mesmo com algumas mudanças drásticas, mas que não afetavam diretamente a história. E na sexta temporada os produtores e roteirista decidiram não esperar os livros e seguir por conta própria.

Segundo o fã de GOT, a decisão não foi bem aceita por todos. Além de ficar mais previsível, não tinha aquele refinamento nos diálogos e no desenvolvimento dos personagens como existia antes. “Eles começaram a apressar as coisas e furos no roteiro começaram a aparecer. Com uma última temporada corridíssima, eles tentaram desenrolar duas guerras em seis episódios, sendo que poderiam ter feito em duas temporadas, ou em uma temporada mais longa”, afirma Luciano.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Essas duas guerras dividiram muitas opiniões. A primeira agradou parte dos telespectadores. Alguns não concordam com a morte de um dos “principais” vilões da série, dizendo que foi muito fácil. Erika Leão, professora da rede municipal de Guarapuava também é uma fã incondicional de GOT, e concorda em partes:

Eu não achei de todo ruim a morte do Rei da Noite, o episódio em si não foi bom, foi mal montado e muito escuro, mas creio que as consequências deixaram favorável para a Arya matar ele. Ela foi treinada pra isso, pra ser silenciosa e certeira, por isso gostei de como ele foi morto.

Outro personagem central que surpreendeu negativamente, de acordo com Erika, foi Jon Snow. “O Jon foi uma decepção, não desenrolou nada a temporada inteira, tinha todo o potencial, mas ficava com cara de quem não tava entendendo nada, e o final foi decepcionante, uma cena de Romeu e Julieta que não emocionou ninguém.”

(Foto: Reprodução/HBO)

A desaprovação da segunda guerra foi quase consenso. Para muitos fãs como Luciano, o rumo que deram para a personagem principal foi rápido e sem justificativa.

Destruíram a Daenerys, ela teve um dos melhores arcos até a quinta temporada, de crescimento pessoal e como líder, e do nada, os roteiristas mudam o modo dela pensar e a transformaram em uma ditadora sem coração. Sem contar a morte da Cersei, que foi uma das melhores vilãs e merecia uma morte mais gloriosa.

Já a personagem Arya foi muito bem desenvolvida, afirma o fã. “Durante todas as temporadas sua evolução foi notável e na última acho que foi a única que não teve um declínio de desenvolvimento, surpreendeu a todos no terceiro episódio e se consagrou uma das personagens favoritas.”

(Foto: Reprodução/HBO)

Até uma petição está sendo feita pelos fãs mundo afora, para que a oitava temporada seja refeita. Até agora mais de 1 milhão e 200 mil pessoas já assinaram, pedindo que a HBO desenvolva melhor os personagens e faça uma temporada mais coerente.

A série infelizmente acabou. Quase uma década de emoções, de personagens excelentes que muitos fãs se identificavam e torciam. “Terminou com algumas surpresas de torcer o nariz, mas o legado da série vai permanecer por muito tempo pela qualidade que teve e claro, pelas séries derivadas que já estão confirmadas”, concluiu Luciano.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.