22/08/2023

O sagrado feminino em imagens e poemas pelo olhar de Dani Leela

O sagrado feminino está expresso no livro 'Mahadevi' - A Árvore da Vida em parceria com a escritora curitibana Etel Frota

MAHADEVI1

O sagrado feminino expresso em livro (foto: Divulgação)

Já está circulando o livro ‘Mahadevi – A Árvore da Vida’, lançado em Guarapuava pela fotógrafa Dani Leela. O lançamento foi no dia 12 de novembro no Jardim das Essências. Dani Leela é mineira, mas escolheu Guarapuava para exercer uma de suas paixões: a fotografia.

Assim, ela se especializou em retratar momentos que classifica como “representações do feminino essencial”, em sessões que geralmente acontecem em meio à natureza. De acordo com Dani Leela, a proposta é registrar as mulheres em seu estado mais intuitivo. “E cada sessão de fotos acaba disparando processos de autoconhecimento”.

Assim, portadora de uma síndrome que se caracteriza pela ausência de útero (Síndrome de Mayer- Rokitansky – Kuster – Hauser), Dani conta que passou por um processo de ressignificação do feminino, expressando suas respostas na fotografia e experiências terapêuticas com mulheres.

“O útero físico é o lugar de onde brota a vida humana. Descobri durante meu caminho que é possível gerar, nutrir e parir formas de vida criativa, mesmo tendo nascido sem útero. A maternagem de sonhos e projetos – e também de mim mesma –  é o que move meu trabalho e minha missão”.

O livro, feito em parceria com a escritora curitibana Etel Frota, conduz a reflexões sobre a natureza instintiva, a sacralidade do que é selvagem, a alquimia do tempo. É pura poesia visual.

Leia no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.