Campina do Simão
No dia 4 de outubro de 2023, Campina do Simão completa 28 anos de existência como município. Depois de anos como distrito de Guarapuava, desde 1964, a emancipação ocorreu apenas em 1995. Apesar de jovem como município, a história é centenária, tendo os primeiros registros em 1904.
Como a maioria das terras brasileiras, o território que hoje recebe o nome de Campina do Simão, era habitado por indígenas.Os povos originários, da tribo Guarani, aos poucos foram passando a dividir as terras e o dia a dia com outros moradores que vinham de diversos lugares do Brasil, formando assim uma população miscigenada.
O primeiro morador a requerer posses de terra nesse território, em 1904, foi José Simão. Ao olhar para as campinas verdejantes do local, decidiu que seria um belo lugar para morar, trabalhar e criar os filhos. Depois da chegada de Simão, pequenos proprietários de terra e outros imigrantes começaram a vir para esse território.
Por isso, com a necessidade de nomear o local, foi instituído o nome Campina do Simão. A área fazia parte dos distritos de Goioxim e Palmeirinha, pertencentes a Guarapuava. Mas em 1964 tornou-se um distrito independente.
Até a década de 70, diversas famílias fizeram morada nos relevos ondulados de Campina do Simão. Sendo, então, fundadoras de uma enorme comunidade, que mantém as raízes no território até os dias atuais.
Desde o primeiro morador registrado, são quase 120 anos de história. Como município, são quase três décadas. Para quem cresceu em Campina do Simão, uma vida inteira acompanhando o crescimento da cidade.












Focada em um futuro de crescimento para Campina do Simão, a atual Administração do município foca em investimentos para manter os moradores na cidade. Um dos destaques fica para a geração de empregos, que aumentou nos últimos anos, mas segue sendo uma das prioridades da atual gestão. Já são oito empresas abertas - entre elas uma fábrica de portas e uma de compensados - e cerca de 100 empregos gerados.
Na Segurança, o Município investiu na instalação de câmeras por todo o perímetro urbano da cidade. As imagens vão em tempo real para a prefeitura, que pretende interligar esse sistema com a Polícia Militar. O projeto de monitoramento se estende para os prédios públicos do município, que também são monitorados. Para que essa novidade seja ainda mais eficaz, também houve investimentos na iluminação pública.
Agricultura mais rentável
Outra prioridade é o desenvolvimento de uma agricultura mais rentável. De acordo com o levantamento ‘Produção Agrícola Municipal (2020)’ do IBGE, Campina do Simão tem uma produção agrícola diversificada. O destaque fica para soja, milho e trigo, mas os agricultores campinenses também produzem batata inglesa, cevada, mandioca, triticale, feijão, aveia, entre outros.
Por isso, havia uma demanda de escoamento dessas produções. Pensando nisso, a atual gestão mobilizou a instalação do Grupo Sojamil no município. Essa novidade impactou a dinâmica da agricultura e facilitou a vida dos produtores, que não precisam mais se deslocar até Guarapuava ou outros municípios para escoar a produção.

Os investimentos também destinam-se para pequenos produtores e para a agricultura familiar, com destaques para o auxílio na implementação de estufas. Os principais cultivos, atualmente, são tomate, pepino e morango. Esses investimentos, além de gerar renda, dão mais independência ao agricultor familiar.
Campina do Simão de ‘cara nova’
Conforme o prefeito André Junior de Paula, também há investimentos voltados para a infraestrutura da cidade. Ao total, 30 ruas já foram pavimentadas desde 2021. Esse é o maior número já alcançado em Campina do Simão, mesmo se somadas as pavimentações de todas as gestões anteriores.
Neste ano, a cidade vai ganhar um Portal de entrada e reformas no Centro de Eventos, no Paço e na Câmara Municipal. A Prefeitura também investiu em uma Praça Municipal, com parquinho, Academia da Saúde e cerejeiras. “Tudo para deixar Campina do Simão mais acolhedora para os moradores e para os visitantes”.
Educação em Crescimento

Na área da Educação, o progresso é visível. As escolas foram renovadas, com substituição de todos os materiais, incluindo carteiras e cadeiras. Uniformes também foram atualizados. Embora a construção da nova creche tenha enfrentado desafios burocráticos desde 2014, a prefeitura garante que será concluída no próximo ano, com um investimento de mais de 1,5 milhão de recursos próprios do município.
Além disso, nessa área, uma das grandes novidades são as aulas de Inglês nas escolas municipais. Dessa forma, as turmas do 3º e 4º anos terão acesso ao aprendizado do idioma antes de chegarem ao Colégio Estadual.
Cuidado com o Meio Ambiente
Uma das preocupações da Administração Municipal é o cuidado com meio ambiente. Por isso, são desenvolvidos diversos projetos nessa área. Um deles, que está em fase final de desenvolvimento, é um local adequado para a separação da coleta seletiva. Campina do Simão também conta com caminhões pipa e limpa-fossa.
Além disso, o município conta com cinco estações ecológicas, que rendem retorno de ICMS para a efetivação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos campinenses. Esse mecanismo tributário é uma política pública que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam Unidades de Conservação (UCs).
Saúde como prioridade
A saúde, uma das maiores demandas da população, também recebeu atenção especial da gestão atual. O atendimento foi modernizado nos últimos anos, permitindo que os pacientes marquem consultas sem sair de casa. Além disso, embora não seja obrigatório, a unidade de saúde agora está aberta 24 horas.

A prefeitura também oferece atendimento odontológico nas comunidades para aqueles que não podem se deslocar até a Policlínica, além de um consultório dentro da escola para atender os alunos.
Em 2023, as gestantes de Campina do Simão ganharam comodidade na realização de ultrassonografias, graças à aquisição de um aparelho de ultrassonografia pela Secretaria de Saúde, com uma equipe especializada para fazer os exames.

Nascido e criado em Campina do Simão, André Junior de Paula é um verdadeiro filho da terra. Viveu a infância no interior do município, imerso na agricultura familiar, principal fonte de renda da família. Desde pequeno sempre trabalhou e estudou, buscando evoluir.
André tem convicção de que a infância e a adolescência foram determinantes para que ele virasse um gestor público. Desde muito pequeno, ele já tinha um perfil de liderança. Era presidente do grupo de jovens da igreja, monitor no colégio e até nos momentos de lazer ele tinha autoridade.
“Lembro que quando eu era pequeno, não tínhamos campo, uniforme ou como levar os jogadores para as competições [de futebol]. Eu era o mais jovem, mas já liderava. Ia atrás de patrocínio, fazia ‘vakinha’ para pagar a inscrição. Sempre tive um perfil de liderança”.
Depois de formar-se no Ensino Médio, ele não queria sair de Campina do Simão. Por isso, continuou trabalhando com agricultura durante cerca de dois anos, até que passou a trabalhar na Prefeitura Municipal.
“Desde que comecei a trabalhar na Administração Pública sempre foi turbulento, nunca foi tranquilo, mas eu não me acomodei e buscava melhorar e crescer nas minhas funções”.
Formado em Gestão Pública e Gestão do Agronegócio, André trabalha há 18 anos no setor público e passou por diversas funções. Foi Secretário de Agricultura e de Administração e trabalhou por oito anos no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater). Também foi vereador, vice-prefeito e prefeito interino.
Conforme ele, todas essas etapas geraram aprendizados e vivências importantes até ele se tornar prefeito de Campina do Simão. “Sempre estive do outro lado da mesa, então é mais fácil, para mim, entender os funcionários e para eles me entenderem também”.
Mas essa convicção que ele tem hoje foi trabalhada durante os anos que trabalhou no setor público, pois no início muitas pessoas não acreditavam que ele poderia desenvolver um bom trabalho. “Eu não tinha muito contato com outras pessoas, apenas com a minha comunidade. Lembro até hoje que quando passei a trabalhar na prefeitura muitos acreditavam que eu não deveria estar ali”.
O tempo mostrou que características como liderança e altruísmo poderiam colocá-lo em lugares de destaque. Atualmente no primeiro mandato como prefeito, ele tem uma aprovação de 91%, conforme a Arbeit Pesquisas. Apenas 7,2% das pessoas que responderam ao levantamento reprovaram a gestão e 1,8% não quis opinar.
informações de contato
De segunda à sexta (exceto feriados)
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30
(42) 3634-1122
contato@campinadosimao.pr.gov.br
R. João Ferreira Neves, 200, Campina do Simão - PR, 85148-000
EQUIPE RESPONSÁVEL
Jornalismo: Mayara Maier
Publicidade: Alana Bellan
Comercial: Silmara Aparecida Bochnia e Luiz Lopes
Desenvolvimento Web: Antunes Ramos
Direção: Cristina Esteche
Fotos e vídeos: Josiel Araújo e Mayara Maier
Especializada em soluções tecnológicas nas áreas de informática, marketing e eventos, a Nova Lógica preza pela qualidade e bom atendimento. Por isso, se preocupa com a segurança dos dados dos clientes, executando um bom planejamento focado na gestão de risco.
Quando a empresa foi fundada, em 2012, o foco era apenas em assistência técnica e implantação de projetos de rede. Atualmente, a Nova Lógica atende mais setores, como serviços de manutenção de celulares e computadores, assim como a instalação de câmeras e equipamentos de segurança.
Além disso, há dois anos, os sócios Everton Lau e Olivelton J. Boelter abriram uma loja física para comércio de eletrônicos e acessórios em Campina do Simão. Eles também fazem atendimentos em Santa Maria do Oeste e Goioxim.
Hoje estamos há dois anos com a loja física. Tivemos a ideia de abrir pois vimos o crescimento do município e achamos que era viável a abertura de um espaço físico para que pudéssemos atender melhor a população.
ATENDIMENTO
Nova Lógica Informática
Rua Francisco Camilo, 730 – Centro – Campina do Simão – PR
(42) 9 9953-6890 – (42) 9 9928-2066
comercial@novalogica.com.br – www.novalogica.com.br
Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30
e nos sábados das 8h30 às 12h.
O Galpão Agropecuário, inaugurado há cerca de 90 dias em Cantagalo, agora terá uma unidade em Campina do Simão. Em busca de oferecer produtos de boa qualidade para os clientes, a agropecuária conta com o que há de melhor em nutrição animal no mercado.
Por isso, o foco do Galpão Agropecuário é a revenda de rações da marca Coprossel, que possui produtos de alto aproveitamento e boa qualidade, fazem bem aos animais e principalmente ao bolso do produtor.
A inauguração ocorreu no dia 30 de setembro. A unidade fica na Avenida João Ferreira Neves, no Centro de Campina do Simão.
ATENDIMENTO
Unidade de Campina do Simão
Avenida João Ferreira Neves, Centro
(42) 9 9828-4739
Atendimento das 8h às 17h30.
Unidade de Cantagalo
Avenida Epaminondas Fritz, 2889
(42) 9 9954-2193
Atendimento das 8h às 17h30.
Há cinco anos, Suzamara Nezi Rocha e Joelso Santana passavam pelo momento mais desafiador de suas vidas. Em junho de 2018, eles perderam o integrante mais novo da família, o filho de um ano e quatro meses. Mesmo imersos na dor, eles encontraram razões para recomeçar e passaram a construir um futuro de muitas realizações.
Até 2018, a família trabalhava na produção de leite no interior de Campina do Simão, mas naquele ano decidiu empreender. O casal abriu o JS Restaurante no Centro da cidade e, desde então, não pararam mais de evoluir.
No restaurante eles atendem com almoço das 11h às 14h, apresentando uma variedade de opções, como carnes, massas, grãos, legumes, verduras e saladas. Além disso, também oferecem, durante o dia, diversas opções de lanches e bebidas. O foco do JS é na qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos. No dia a dia, Suzamara e Joelso contam com a ajuda de uma das duas filhas, do filho e de três funcionárias.
NOVIDADES
Focados no crescimento e nas demandas do município, Suzamara e Joelso perceberam lacunas no atendimento aos moradores e às pessoas que visitavam o município. Por isso, no dia 28 de setembro inauguraram duas grandes novidades no empreendimento.
Agora, Campina do Simão conta com um novo hotel, para oferecer mais segurança e comodidade aos visitantes. O local possui sete quartos, todos com banheiro privativo e opções com cama de casal ou de solteiro e, também, com beliche. O atendimento do Hotel JS é de segunda a domingo.
Os clientes do hotel, além de contar com os serviços do restaurante, também terão a opção de um Café Colonial de segunda a sábado. Com atendimento das 7h30 às 10h, o café conta com uma variedade de opções, como bolos, pães, geleias, doces, salgados, virado de feijão, ovos, embutidos e muito mais.
(Fotos: Mayara Maier)
Um sonho compartilhado, fez com que Viviane Ottoni e Geferson Wognei planejassem trilhar juntos o caminho do empreendedorismo. Mas a parceria foi além das expectativas, e a sociedade acabou virando, também, um casamento e, posteriormente, uma família. Assim, eles transformaram não apenas suas vidas pessoais, mas também os caminhos profissionais.
Em junho de 2005, eles deram início a uma jornada empreendedora e abriram as portas de uma pequena loja, dedicada a produtos de papelaria e informática, oferecendo o serviço de fotocópias para os clientes, que ainda não havia no município. Desde então, a semente do sucesso começou a brotar e a loja expandiu-se gradualmente.
Viviane conta que, conforme a demanda aumentava, eles acrescentavam mais produtos na loja e expandiam o espaço. Segundo ela, no início, muitas pessoas afirmavam que esse tipo de estabelecimento “não daria certo” na cidade, mas eles não desistiram.
Na época, Viviane trabalhava na Prefeitura Municipal e passou a mostrar catálogos de móveis, deixados por representantes, para as amigas. O interesse reverteu em venda e logo mais pessoas passaram a comprar dessa forma. “Eu mostrava e, se a pessoa se interessava, eu via o custo, e nós conseguíamos fazer um pouco mais em conta do que nas outras lojas”.
Com determinação e paixão, eles foram além e, em 2016, expandiram os horizontes, passando a vender móveis à pronta-entrega. Assim, eles transformaram o empreendimento em um verdadeiro oásis de possibilidades para os clientes. Mas a história não parou por aí.
Em 2021, como eles já atendiam clientes do município vizinho, Goioxim, perceberam que havia uma demanda e decidiram abrir uma filial na cidade. “No início ficamos com medo e trabalhamos com o estoque que já tínhamos em Campina, mas a aceitação foi bem boa e em um ano já conseguimos retorno positivo”.
A loja não é apenas um local de comércio; é o resultado de um compromisso mútuo e do desejo de evoluir ainda mais. Viviane e Geferson transformaram um sonho compartilhado em uma história de sucesso em constante expansão e pretendem ir além e trazer novos produtos para as lojas. Atualmente, a Redepel oferece diversas opções como móveis, eletrodomésticos, brinquedos, materiais de escritório, papelaria e informática, itens de cama, mesa e banho e muito mais.
“Nós queremos atender as necessidades do nosso cliente; queremos que ele chegue na nossa loja e realize o seu sonho; que aquele dinheiro que ele economizou sirva para ele comprar exatamente o item que ele queria. Para que, assim, ele chegue em casa e sinta que fez um bom negócio”.
ATENDIMENTO
Loja Redepel
(42) 3634-1267 – Campina do Simão
(42) 9 3300-3649 – Goioxim
Atendimento de segunda a sexta,
das 8h às 12h e das 13h às 18h
e nos sábados, das 8h às 12h.
A Daldin Materiais de Construção surgiu após demandas de clientes da madeireira da família Daldin. De acordo com Rodrigo Nezi, que gerencia a loja em Campina do Simão, a família já trabalhava com produção de madeira, principalmente para a área da construção civil.
Dessa forma, acabavam entregando outros tipos de material para construção, tanto no município, quanto fora dele. Por isso, decidiram que abrir a loja seria uma boa opção para complementar a demanda que já havia.
Em um primeiro momento, eles abriram a loja ao lado da madeireira, na avenida João Ferreira Neves, no bairro Industrial, em outubro de 2018. “Sempre trabalhamos para ter uma linha mais completa para a construção”.
Com o passar do tempo, eles buscaram maneiras de atender melhor os clientes. Uma delas foi a abertura da loja no Centro da cidade, em uma localização melhor e mais acessível. Entretanto, seguem com um ponto de atendimento na madeireira. “Assim, temos duas opções para facilidade e comodidade do cliente”.
ATENDIMENTO
Daldin Materiais de Construção
(42) 9 9824-8717
Atendimento de segunda a sábado,
das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Em 2020, Campina do Simão dava os primeiros passos para concretizar um desejo antigo de produtores rurais. Promessa da atual gestão, iniciava no município o processo de implementação de uma nova cerealista, para escoar a produção campinense. A assinatura do contrato de concessão, em junho de 2021, dava início à atuação da Sojamil na cidade.
Conforme o prefeito André Junior de Paula (PSD) afirmou na época, tratava-se então, da “Sojamil de Campina do Simão” e não “de outros municípios”. Com contrapartida da Prefeitura, a Sojamil instalou uma filial no Distrito Industrial Losso, alavancando a economia do município e, também, gerando emprego para a população.
A HISTÓRIA
Após iniciar como uma empresa familiar na década de 60 em Chopinzinho, o Grupo Sojamil expandiu a atuação. De acordo com Clodoaldo Pavelegini, gerente de negócios da unidade de Campina do Simão, a compra, inicialmente, era de suínos e, em seguida, de feijão. “Hoje, é uma grande empresa, sob a gestão de José Fávero, um dos fundadores”.
Além da sede em Chopinzinho, o Grupo já atuava em Candói, Goioxim e Marquinho. A unidade de Goioxim, que teve uma rápida expansão, recebia clientes de Campina do Simão. Por isso, a cerealista teve a percepção de que havia uma demanda, ou seja, um mercado potencial.
“Em 2020 iniciaram as negociações. Em 2021, a Prefeitura Municipal acordou dar uma contrapartida. Aí iniciou o projeto de construção dessa unidade de recebimento de grãos e de venda de insumos e sementes. Além de uma casa agropecuária”.
(Fotos: Josiel Araújo)
ATUAÇÃO
De acordo com Pavelegini, a unidade de Campina do Simão oferece uma estrutura completa do que o agropecuarista precisa. “O insumo fundamental na nossa região é o calcário, pois ele transforma uma propriedade. Até o microprodutor, para cultivar hortaliças, precisa de calcário. Não adianta ter fertilizante e não ter calcário”. Além disso, há fertilizantes, ração, sal mineral, sementes de milho, soja e trigo e diversos outros produtos ligados ao campo.
O foco principal da Sojamil é a compra da produção e o fornecimento de insumos. A unidade de Campina do Simão já recebeu as safras de 2022 e 2023, tanto de verão como de inverno. Assim, o produtor não precisa se deslocar até outros municípios para entregar o produto em uma empresa que não conhece. “Por estarmos aqui, nós nos aproximamos e conhecemos mais o produtor. Assim como ele se aproxima e confia mais na nossa empresa. Isso facilita bastante”.
A empresa também oferece a assistência de profissionais, como agrônomo e veterinário, que atendem nas propriedades, quando solicitado. “Alguns, que são clientes há mais tempo, já têm uma agenda de atendimento semanal”. Diretamente, a Sojamil emprega 18 pessoas, mas, para além disso, o impacto é visível na rotina do município. Isso porque a empresa atende todos os tipos de produtores, do pequeno ao grande.
“Campina precisava de uma empresa assim, porque, às vezes, o produtor não tem tempo de se locomover até outros municípios para escoar a produção ou buscar algum recurso. Aqui, o pessoal consegue chegar. Isso facilita o desenvolvimento da atividade, seja ela qual for”.
No trabalho e no lazer, Sojamil com você!
ATENDIMENTO
Sojamil – Unidade de Campina do Simão
(42) 9 9965-0052
sojamilcampina@gmail.com
Atendimento das 8h às 17h30
Há 13 anos, surgiu em Campina do Simão o Restaurante e Pizzaria ‘Fratelli’ que, em pouco tempo, tornou-se um ponto de encontro dos campinenses. Seja para almoçar, lanchar ou comer uma pizza com os amigos ou a família à noite, a melhor opção é a Fratelli.
O empreendimento familiar une comodidade e acolhimento, oferecendo aos clientes mais do que uma alimentação diversa, mas também uma experiência. Afinal, não há nada melhor do que uma família para atender a nossa família. E disso, a Fratelli entende.
‘Seu’ Olmiro e a ‘dona’ Clarinda, juntamente com os filhos Rúbia, Jefferson e Robson e os netos Abner e Malcon, estão sempre preparados para oferecer o melhor atendimento. O próprio nome do estabelecimento já remete à palavra ‘irmãos’, em italiano, por esse motivo. Vindos de Xanxerê, Santa Catarina, em 1985, o casal se instalou em Campina do Simão para construir uma trajetória de sucesso. “Faz 38 anos que moramos nesta cidade maravilhosa”.
A família Zaffari decidiu investir no ramo alimentício depois que o filho Jefferson, que é agrônomo, saiu da empresa em que trabalhava. O investimento funcionou e, desde então, os dias dos integrantes da família tornaram-se ainda mais agitados. Por isso, eles também contam com mais cinco funcionários para fazer os atendimentos.
No restaurante, eles oferecem diversas opções de carnes, molhos, massas e saladas orgânicas. Mas os destaques ‘da casa’ são, sem dúvidas, a lasanha bolonhesa, o virado de feijão e a carne de porco caipira. Além disso, os clientes também adoram o sorvete servido após o almoço, uma receita especial da família.
Além de abrir entre 11h e 14h para o almoço, após às 18h o local também sempre fica movimentado. Os clientes procuram a Fratelli para reunir os amigos e a família para saborear pizzas, lanches e porções. Além, é claro, de uma boa cerveja. E não tem horário para fechar. Apesar de o atendimento ser até a meia-noite, enquanto houver clientes, o estabelecimento permanece aberto.
ATENDIMENTO
Restaurante e Pizzaria Fratelli
(42) 9 2000-6251
Atendimento de segunda a sábado,
das 11h às 14h e das 18h às 0h.
Em 1944, João Cirilo Negrelle e Elisa Stelfen Negrelle mudaram-se para o território nomeado Campina do Simão para trabalhar com agricultura e pecuária. O casal teve 13 filhos. Entre eles, João Maria Negrelle, que também formou uma família no local e segue fazendo parte da comunidade que hoje completa 28 anos como município.
Anteriormente, ‘Seu’ Negrelle morava na Comunidade Paiquerê. Ele mudou-se para a área urbana de Campina do Simão, já um distrito de Guarapuava, em 1976. Neste ano, ele casou-se com Cenira e inaugurou um armazém de secos e molhados. O início das atividades ocorreu no dia 1º de dezembro de 1976.
Com Cenira, João Maria teve duas filhas, Andreia e Sara. três netos e duas netas. Andreia é professora da rede estadual de ensino, enquanto Sara, atualmente, auxilia na administração do empreendimento familiar.
No ano em que completa 47 anos do início das atividades, o Supermercado Negrelle vai expandir ainda mais, inaugurando um novo ponto na cidade. Mais amplo e diversificado, o local deve marcar uma nova fase para o empreendimento e para a família, empenhada em seguir alavancando o crescimento de Campina do Simão.
ATENDIMENTO
Supermercado Negrelle
Avenida João Ferreira Neves, 3235 – Centro, Campina do Simão – PR
Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 19h
(42) 3634-1259
Um convite de um amigo na década de 90, para visitar Goioxim, fez com que Emílio Altemiro Lazzaretti conhecesse também o Distrito de Campina do Simão. Essa passagem fez com que Emílio iniciasse uma história que seria crucial para a transformação do distrito em município.
Ao parar em um bar para almoçar, ‘Miro’ conheceu o proprietário de um posto de combustível que ficava ao lado do estabelecimento. Esse homem queria vender o empreendimento e o ofereceu para o visitante que, até então, tinha um escritório de contabilidade em São João, no Sudoeste do Paraná.
Na semana seguinte a essa conversa, Emílio comprou o Auto Posto Campinense e mudou-se para Campina do Simão. Dessa forma, iniciava-se um caminho árduo, repleto de dificuldades, mas que tornou o empreendimento familiar uma referência na cidade.
“[De Campina do Simão] até Palmeirinha são 40 quilômetros ou mais. Na época, o posto tinha bandeira da Esso, que só tinha caminhão com [tanque de] 16 mil litros. Como era tudo estrada de chão, se chovia, o caminhão não vinha, ou precisava de ajuda de trator para chegar até aqui. Era uma dificuldade fora de série”.
Entre uma dificuldade e outra, houve a hipótese de tirar o posto do Distrito e mudar para a BR-277, próximo à área urbana de Guarapuava. Nesse momento iniciou-se uma discussão para transformar Campina do Simão em município. Isso facilitaria o crescimento do local. Emílio acabou se tornando presidente da Comissão de Emancipação, que ocorreu em 1995.
Dessa forma, ele acabou se envolvendo no meio político, tornando-se vice-prefeito em 1997 e assumindo a prefeitura por ato de sucessão, após a morte do então prefeito em dezembro daquele ano. Depois disso, ele voltou a administrar o município por mais três vezes (de 2005 a 2012 e de 2017 a 2022). “Vindo passear pra cá, acabamos emancipando o local e me tornei prefeito por quatro vezes”.
Se na época em que chegou, o posto vendia cerca de mil litros por dia, hoje a história é outra e as vendas chegam a 150 mil litros por mês. No decorrer desses anos, por motivos de saúde, Miro vendeu a parte dele no estabelecimento. Mas, após recuperar a saúde, a adquiriu novamente e voltou a gerir o empreendimento.
Com a esposa Eliane, Emílio teve dois filhos: Alam e Augusto. Eles auxiliam no dia a dia do empreendimento e pretendem levar o legado da família adiante.
ATENDIMENTO
Auto Posto Campinense
Avenida João Ferreira Neves, 652, Campina do Simão – PR
Atendimento de segunda a domingo das 7h às 20h
(42) 3634-1159