
Feliz Aniversário
Adoro conhecer novas cidades. Independentemente do tamanho e por mais desconhecidos que sejam, lugares diferentes têm sempre algo a nos ensinar. E foi assim que fui parar em Inácio Martins pela primeira vez. Quando a Rede Sul de Notícias entrou em contato comigo perguntando se aceitava participar de um projeto especial para comemorar o aniversário de 63 anos do município, topei na hora. Eu, um jornalista pé vermelho, vindo do norte do estado e morando há quase dois anos em Guarapuava teria a oportunidade de explorar melhor a região que me acolheu tão bem. Pois então, bora lá ver qual é desse tal Inácio Martins.
Localizado no 3º planalto do Paraná, Inácio é o município mais alto do estado, 1.198 metros do nível do mar, bem na Serra da Esperança (já começamos muito bem, olha só que nome mais sugestivo: ESPERANÇA!!). Preciso confessar uma coisa a vocês (e aqui exponho o quão besta eu fui), não tinha muita esperança na viagem, mas ainda bem que a vida nunca cansa de nos surpreender positivamente e nos mostrar o quanto estamos redondamente enganados com nossos pré-julgamentos, o lugar é espetacular. SÉRIO!!
Saindo de Guarapuava pela BR-277, sentido Curitiba, em meio a caminhões e um trânsito daqueles que te tira do sério, peguei a PR-364 para Inácio Martins pouco antes de chegar no distrito de Guará. Aí, meus caros e minhas caras, deu aquela impressão de que acabava de entrar em um mundo completamente novo e desconhecido para mim. Uma estrada simples, com asfalto novinho, cheia de curvas, cercada de araucárias e outros tipos de árvores e pinheiros (terei que ser sincero, mas não conheço o nome), mas que fazem você respirar fundo e ter aquele sentimento de conexão com a natureza. De Guará segue-se mais 38 quilômetros até chegar à zona urbana de Inácio Martins. Este trecho, aliás, é o começo (ou o final, dependendo de onde você estiver indo) da Rota do Cerro do Leão, que vou falar mais à frente.

Um pouco de dados e uma breve história
Inácio Martins, como já disse, é a cidade mais alta do Paraná. A região começou a ser colonizada em 1892 e logo foi batizada como Guarapuavinha. Em 1960, por meio da Lei 4.245, de 25 de julho, o município foi criado, teve sua instalação oficial em 25 de novembro de 1961. O nome escolhido para a nova cidade foi “Inácio Martins”, em homenagem ao engenheiro que coordenou as obras de construção da linha férrea que corta o município.

Segundo o Censo de 2022, atualmente Inácio tem uma população de 9.670 habitantes, em uma área de 936 km². Do total de moradores, 4.919 são homens e 4.751 são mulheres. Do total de homens, a maior parte se concentra na faixa etária entre 15 e 19 anos (4,47%), enquanto a maior parte das mulheres da cidade estão na faixa dos 20 a 24 anos (4,07%). A economia do município, basicamente, gira em torno da extração da madeira e da plantação de erva mate.
No entanto, Inácio Martins esconde um potencial turístico fabuloso, o que é apontado por todo mundo que conversei nos dois dias que estive por lá. Mas antes de falar disso, é preciso conhecer um pouco da história de empresas e de empreendedores que ajudaram, e ainda ajudam, o crescimento do município. Hoje elas fazem parte, não só da economia local, mas da própria paisagem urbana. A primeira parceira da cidade é a Loja Bimbo’s.



Além da dona Henriete, há uma família que há 40 anos empreende em Inácio Martins, sempre atenta às demandas da população. Com vocês, um pouco do que é o Grupo Stroparo.


Muito legal ver as histórias das empresas e de famílias Inácio-martinenses se misturando com o desenvolvimento da cidade ao longo das décadas, né? Mas nem só de tradição vive o empresariado municipal. Há quem, ligado nas demandas dos moradores, teve sensibilidade para empreender após a pandemia de Covid-19. Conheçam então a história da Auto Escola Condubem.


Pelas ruas e pelas conversas com empresários, ao longo dos dois dias que estive em Inácio Martins, uma coisa é praticamente unanimidade, o potencial turístico da região deve ser muito melhor explorado. Posso confirmar essa opinião dos moradores, a região é simplesmente deslumbrante! Não deve nada para outros locais turísticos, como por exemplo Gramado, no Rio Grande do Sul.
Para vocês terem ideia, só em Inácio me apontaram que há pelo menos 10 cachoeiras que podem ser visitadas tranquilamente. Isso sem contar outras que ficam mais escondidas dentro de fazendas. Claro, como um típico meninão nascido e criado na cidade grande, precisava visitar pelo menos uma delas. A cachoeira escolhida foi a Itapará. Distante há menos 20 km do centro de Inácio Martins, a cachoeira é um daqueles locais que você chega e já quer entrar na água. Dá até para entrar atrás da queda d’água. A mim, por estar um pouco frio no dia, só me restou molhar as canelas brancas.


Tá, daí vão dizer que a cachoeira fica em Irati. Na verdade, fica na divisa entre os dois municípios, mas o local é bem mais perto de Inácio e o acesso é mais fácil.
Se engana que é só quem mora em Inácio Martins que está na luta para transformar a região em um polo turístico. O pessoal que pratica motociclismo se mobilizou há alguns anos para criar a Rota do Cerro do Leão. Quem vai contar isso é o advogado curitibano Felipe Augusto Karam.


Quem tem lutado e incentivado o turismo e apoiado os motociclistas que fazem a Rota Cerro do Leão é o casal Hélio Miguel Stroparo Filho e Adriana Costa Stroparo. Com experiência de quem já viveu no exterior, os dois estão tentando dar uma nova cara para os serviços existentes em Inácio Martins.

Daí o leitor ou a leitora vai me perguntar: tá bom Lucas, mas onde eu posso me hospedar em Inácio Martins? É meus caros e minhas caras, vocês precisam conhecer a Villa Western e o Nerildo. Vão por mim, leiam a próxima reportagem!!

Fala sério, Inácio Martins é ou não é sensacional? Isso que te mostrei é só uma pequena parte da cidade. Neste dia 25 de novembro o município vai comemorar 63 anos. Parabéns, Inacio!! Parabéns, população inácio-martinense!!
E aí pessoal, que tal conhecer um pouquinho dessa joia bem no coração do Paraná, cravada na Serra da Esperança? Eu já avisei, logo logo tô voltando, mas da próxima vez não será à trabalho. Se fosse você, faria o mesmo.

EQUIPE RESPONSÁVEL
Reportagens: Lucas Pullin
Publicidade: Alana Bellan
Comercial: Silmara Aparecida Bochnia e Luiz Lopes
Desenvolvimento Web: Antunes Ramos
Direção: Cristina Esteche
Para contar a próxima história vamos retornar um pouquinho mais no tempo. O ano era 1984 e Hélio Miguel Stroparo, junto com sua mãe Laudemira Stroparo, decidiram abrir um mercadinho bem na primeira esquina da rua Sete de Setembro (para quem entra na cidade vindo de Guarapuava). Dona Laudemira já tinha um armazém na cidade, mas quando o filho fez 18 anos decidiram abrir um negócio juntos.
Inicialmente o mercadinho tinha só 250 m², mas logo decidiram ampliar para 500 m² e, no mesmo local, foi aberta uma loja de materiais de construção e uma confecção. Alguns anos depois o espaço já tinha ficado pequeno. A solução, portanto, foi comprar um imóvel em frente ao mercado e transferir a loja de materiais de construção e a confecção para o outro lado da rua. Assim, bem no comecinho da Sete de Setembro, em uma esquina ficou o Supermercado Stroparo e no outro o Casarão Materiais de Construção.
“Não existia lojas de materiais de construção por aqui. O que tinha eram só algumas coisas pequenas. Então, existia uma necessidade real em Inácio”, conta Liz Laine Stroparo, diretora do Grupo Stroparo e esposa de Hélio, hoje presidente do Grupo.
O Grupo Stroparo mesmo foi surgindo aos poucos, ao longo dos anos. Liz conta que, por volta do meio da década de 1990, aqueles dois espaços que tinham sido abertos ainda na década anterior já estavam pequenos para os planos de expansão das empresas. Foi então que Hélio e Liz encontraram um terreno no final da cidade, na saída para Irati. O local não tinha nem asfalto, mas mesmo assim o casal decidiu que ali seria o ponto ideal para os novos negócios. Em uma área inicialmente de 700 m² surgia o Supermercado Bom Dia. O espaço, além de um novo supermercado, iria abrigar também a loja de materiais de construção, a parte de confecções e um restaurante.
Novamente começou a ficou pequeno e eles decidiram, então, construir outro imóvel, mas do outro lado rua, bem em frente ao Bom Dia. Assim nasceu o Casarão, o Shopping da Construção. Hoje o Supermercado Bom Dia ocupa uma área de 7 mil m² que abriga, também, a Farmácia Senhor Saúde e o restaurante. Dessa maneira, o Grupo Stroparo chegou em 2023 com vários empreendimentos em Inácio Martins. Além dos supermercados Stroparo e Bom Dia, do Casarão e da farmácia, em 2015 surgiu a Construtora Stroparo, especializada em construções de imóveis pré-modulados e pré-moldados. A construtora que foi responsável pela ampliação do Supermercado Bom Dia e agora está terminando a construção da nova loja do Supermercado Stroparo, que será inaugurada em breve.
Essa visão de sempre se reinventar é uma marca característica do Grupo. Liz conta que foi assim quando decidiram construir um empreendimento em um local onde não tinha nem asfalto. “A gente começou a inovar, abrir no domingo, até mais tarde e ter um restaurante dentro do mercado. Como aqui ficava distante de tudo, era preciso oferecer mais do que um simples mercado. A partir disso a cidade se desenvolveu aqui na região. Criamos uma relação de confiança com a população”, destacou ela.
O Supermercado Bom Dia fica na Rua Visconde de Guarapuava, nº 600, fone: (42) 3667-1939 e o Casarão, o Shopping da Construção fica do outro lado da rua, na Rua Visconde de Guarapuava, nº 354, fone: (42) 3667-1381.
Para contar a próxima história vamos retornar um pouquinho mais no tempo. O ano era 1984 e Hélio Miguel Stroparo, junto com sua mãe Laudemira Stroparo, decidiram abrir um mercadinho bem na primeira esquina da rua Sete de Setembro (para quem entra na cidade vindo de Guarapuava). Dona Laudemira já tinha um armazém na cidade, mas quando o filho fez 18 anos decidiram abrir um negócio juntos.
Inicialmente o mercadinho tinha só 250 m², mas logo decidiram ampliar para 500 m² e, no mesmo local, foi aberta uma loja de materiais de construção e uma confecção. Alguns anos depois o espaço já tinha ficado pequeno. A solução, portanto, foi comprar um imóvel em frente ao mercado e transferir a loja de materiais de construção e a confecção para o outro lado da rua. Assim, bem no comecinho da Sete de Setembro, em uma esquina ficou o Supermercado Stroparo e no outro o Casarão Materiais de Construção.
“Não existia lojas de materiais de construção por aqui. O que tinha eram só algumas coisas pequenas. Então, existia uma necessidade real em Inácio”, conta Liz Laine Stroparo, diretora do Grupo Stroparo e esposa de Hélio, hoje presidente do Grupo.

O Grupo Stroparo mesmo foi surgindo aos poucos, ao longo dos anos. Liz conta que, por volta do meio da década de 1990, aqueles dois espaços que tinham sido abertos ainda na década anterior já estavam pequenos para os planos de expansão das empresas. Foi então que Hélio e Liz encontraram um terreno no final da cidade, na saída para Irati. O local não tinha nem asfalto, mas mesmo assim o casal decidiu que ali seria o ponto ideal para os novos negócios. Em uma área inicialmente de 700 m² surgia o Supermercado Bom Dia. O espaço, além de um novo supermercado, iria abrigar também a loja de materiais de construção, a parte de confecções e um restaurante.
Novamente começou a ficou pequeno e eles decidiram, então, construir outro imóvel, mas do outro lado rua, bem em frente ao Bom Dia. Assim nasceu o Casarão, o Shopping da Construção. Hoje o Supermercado Bom Dia ocupa uma área de 7 mil m² que abriga, também, a Farmácia Senhor Saúde e o restaurante. Dessa maneira, o Grupo Stroparo chegou em 2023 com vários empreendimentos em Inácio Martins. Além dos supermercados Stroparo e Bom Dia, do Casarão e da farmácia, em 2015 surgiu a Construtora Stroparo, especializada em construções de imóveis pré-modulados e pré-moldados. A construtora que foi responsável pela ampliação do Supermercado Bom Dia e agora está terminando a construção da nova loja do Supermercado Stroparo, que será inaugurada em breve.
Essa visão de sempre se reinventar é uma marca característica do Grupo. Liz conta que foi assim quando decidiram construir um empreendimento em um local onde não tinha nem asfalto. “A gente começou a inovar, abrir no domingo, até mais tarde e ter um restaurante dentro do mercado. Como aqui ficava distante de tudo, era preciso oferecer mais do que um simples mercado. A partir disso a cidade se desenvolveu aqui na região. Criamos uma relação de confiança com a população”, destacou ela.



O Supermercado Bom Dia fica na Rua Visconde de Guarapuava, nº 600, fone: (42) 3667-1939 e o Casarão, o Shopping da Construção fica do outro lado da rua, na Rua Visconde de Guarapuava, nº 354, fone: (42) 3667-1381.
Pães, bolos, doces e salgados que enchem a boca de água. É assim que você se sente ao entrar na Império do Sabor em Inácio Martins. Localizada bem no coração da Rua Sete de Setembro, no centro da cidade, a padaria e confeitaria chama a atenção com um ambiente convidativo para um cafezinho.
A história a Império do Sabor começou há 21 anos quando Geneilson da Silva Dutra começou a trabalhar com panificação e confeitaria. Duas décadas depois ele sentiu que era a hora de dar um passo à frente. “Como nós já estávamos há 21 anos trabalhando no ramo, depois de tantos planos decidimos colocar tudo em prática. Buscando excelência e qualidade, decidimos dar início a esse projeto”, conta Geneilson.

A Império do Sabor foi inaugurada no primeiro semestre de 2023 e já conta com 10 funcionários, entre atendentes e pessoal que ajuda na produção. Geneilson reconhece que, muitas vezes, é difícil empreender, mas comemora os primeiros meses de atividade, pois entende que gera empregos em Inácio Martins. “Apesar do momento delicado em questão financeira que nosso país e município está passando, para nós está sendo ótimo, estamos muito satisfeitos com o nosso movimento”, disse ele.

A Império do Sabor Bolos e Pães fica na rua Sete de Setembro, 254. O telefone de contato é o (42) 99861-1724 e o perfil no Instagram é o @imperiodosabor_im.
Assim que se chega na Villa Western é impossível não ficar alguns minutos em silêncio, só contemplando a paisagem. É de tirar o fôlego de tão impressionante a força que a natureza se estende diante da vista. Esse é o cantinho que o Nerildo Gonçalves Matoso escolheu para viver há 20 anos e que há pouco mais de um ano se tornou em um dos principais roteiros turísticos de Inácio Martins.
A história da Villa Western tem um gostinho especial porque representa também a reaproximação de pai e filha. Nerildo conta que há uns 3 anos, ao buscar uma reaproximação com a filha que mora em Ponta Grossa, convidou ela para passar um tempo na fazenda em que morava. Assim, ele construiu sozinho um chalé, de frente para a vista (espetacular, diga-se de passagem) da Serra da Esperança. A filha começou a postar fotos nas redes sociais e, logo, as pessoas passaram a perguntar onde ficava aquele paraíso.
Nascido e criado na região, Nerildo falou que era acostumado com aquela paisagem e nem imaginava que alguém poderia se interessar por se hospedar lá. Ele trabalhava com gado e quando foi ver a propriedade pela primeira vez antes de comprar, há 20 anos, se desinteressou porque pensou que ali não daria para manter a criação. Mas, diante da insistência do antigo proprietário, resolveu e comprou os 7 alqueires. “Quando vi a primeira vez achei isso aqui um buraco só”, se diverte Nerildo.

O casal Hélio Miguel Stroparo Filho e Adriana Costa Stroparo eram mais jovens quando decidiram sair de Inácio Martins para estudar e trabalhar. Passaram por outras cidades e foram morar até no exterior, mas aí o coração, a saudade e a vontade de terem filhos falaram mais alto e os dois decidiram voltar para Inácio e ficar mais perto da família. Ele é natural do município, enquanto Adriana é do Rio Grande do Sul.
A experiência acumulada nos anos em que moraram fora, em cidades grandes, foi fundamental para que eles pensassem que já era hora de Inácio Martins ter um empreendimento diferenciado, que pudesse oferecer serviços que ainda não existiam por lá. Há quatro anos surgiu a Stroparo Conveniência, o primeiro estabelecimento a inovar no atendimento.
Além de hamburgueria e choperia, a conveniência, é o primeiro estabelecimento na cidade a funcionar em horários com horários alternativos, até de madrugada, e foi o primeiro também a ter um serviço de delivery por aplicativo. Da conveniência, o casal decidiu dar um passo além e implantou uma cafeteria, a primeira na região no formato de coffee drinks, com barista profissional. Passou mais um tempo e veio o empreendimento mais ambicioso, o Restaurante Castelinho, inaugurado em julho de 2022.

“Quando retornamos para Inácio Martins, depois de anos morando fora, fomos identificando o tipo de serviço que faltava na cidade”, contou Hélio. Aos poucos, começaram a apresentar à população alguns serviços que viram fora. “Aqui é uma cultura ainda do interior, então aos poucos a gente vai colocando coisas que a população não conhecia e que tem gostado muito, como por exemplo, o sushi”, falou Adriana. No próximo dia 02/12, por exemplo, vai acontecer a primeira noite oriental de Inácio Martins, quando estará na cidade um sushiman convidado para a ocasião.

Os eventos promovidos no Castelinho também estão dando uma nova cara para Inácio Martins. Durante o dia o local é um restaurante (delicioso, por sinal. Almocei lá dois dias e sou testemunha de que a comida e o atendimento estavam realmente ótimos). Mas à noite e aos finais de semanas, o salão se transforma em um centro de eventos com capacidade para receber shows de artistas nacionais de grande porte.
Além do mais, o local é o ponto de encontro dos motociclistas que fazem a Rota Cerro do Leão. “Nossa intenção é que o turista venha para Inácio, entre e permaneça um pouco aqui para depois seguir viagem. Nós somos o município mais alto do Paraná, só não somos conhecidos ainda”, afirmou Hélio. O casal reconhece que o trabalho de divulgação da cidade ainda está no começo e que pode demorar um tempinho ainda, mas que estão batalhando e esperançosos do potencial turístico de Inácio Martins. “A população precisa entender que o turista movimenta o comércio local. Às vezes o turista pode vir, ver o potencial da cidade e decidir abrir uma franquia, gerando mais empregos, por exemplo”, finalizou Adriana.
Quem quiser parar, tomar um café, almoçar, petiscar ou mesmo tomar um chopinho gelado (desde que não pegue estrada depois, hein!!!), a Stroparo Conveniência e o Restaurante Castelinho ficam na Rua Sete de Setembro, nº 17. Dá para seguir também os perfis oficiais no Instagram, @stroparoconveniencia e @castelinhostroparo. Os pedidos para delivery podem ser feitos pelo telefone (42) 99989-9760.
Há pouco mais de um ano, um grupo de moto clubes tem incentivado o mototurismo pela Rota do Cerro do Leão. São 97 km entre o distrito de Guará e Irati, passando por dentro de Inácio Martins. A estrada é 100% pavimentada, com asfalto novo e mais de 400 curvas em um cenário de tirar o fôlego de qualquer um. A iniciativa da Rota partiu de integrantes do Moto Clube Bodes do Asfalto, juntamente com outros 20 moto clubes e a prefeitura de Inácio que, com a ajuda de uma articulação política e um projeto de lei feitos pelo deputado estadual Artagão Júnior (PSD), conseguiram batizar oficialmente a Rota do Cerro do Leão por meio da lei estadual 21.202, de 18 de agosto de 2022.
O nome da Rota é uma referência aos tropeiros que levavam o gado dos Campos Gerais para a região de Guarapuava. Devido à altitude, os tropeiros acampavam frequentemente no local, mas tinham que passar a noite espantando o leão-de-cara-suja, nome popular dado a onça-parda em algumas regiões, que caçava o gado. Por conta da incidência dos ataques, os tropeiros passaram a avisar os outros que grupos que iam para lá que tinha “leão” no cerro. Daí veio o nome, Cerro do Leão.
Felipe Augusto Karam, motociclista integrante dos Bodes do Asfalto e um dos principais articuladores da Rota do Cerro do Leão, conta que conheceu a região a partir de um desafio de motociclismo chamado Fazedores de Chuva. Nele, motociclistas são incentivados a percorrerem trechos de estradas registrando os momentos. Na época ele era relações públicas estadual do moto clube e quando chegou em Inácio se apaixonou pelas estradas. “A Rota foi criada para aumentar o turismo, principalmente em Inácio Martins. Nós incentivamos muito que os comerciantes invistam nesta questão, para que possam atrair mais motociclistas, por exemplo”, destaca Karam.

Ele mesmo mora em Curitiba, mas o moto clube ao qual é filiado, os Bodes do Asfalto, é o maior do Brasil, com aproximadamente 11 mil integrantes por todo o país. Isso, por si só já dá uma excelente visibilidade para a Rota. Com pouco mais de um ano de criação oficial, Segundo Karam, mais de 600 motociclistas do Brasil todo já percorreram a estrada e passaram por Inácio Martins. Com isso, a economia do município é movimentada porque os grupos param na cidade e organizam eventos que, por sua vez, são divulgados por todo o país.



Quem quiser conhecer mais sobre a Rota Cerro do Leão pode acessar o perfil oficial no Instagram que é o @rotacerrodoleão. Já quem quiser saber mais um pouco sobre o trabalho do Moto Clube Bodes do Asfalto podem seguir as páginas @ bodesdoasfaltocuritiba e @bodesdoasfalto.
Os irmãos Ozimari de Lara e Lucas Aurélio de Lara tinham um sonho, empreender no comércio de Inácio Martins e, com o desenvolvimento do município, viram que faltava uma coisa, um centro de formação para condutores. Assim, os moradores não precisariam mais ir a outras cidades da região só para tirar a habilitação. Foi assim que, em plena pandemia, os irmãos começaram a colocar o sonho em prática e depois de muita batalha, conseguiram inaugurar a Auto Escola Condubem, em 28 de junho de 2021.
No entanto, faltava alguma coisa. Mesmo fazendo todo o processo de aulas teóricas e práticas em Inácio Martins, o futuro motorista ainda tinha que se descolar até Irati para os testes, já que Ciretran que atendia o município era de lá. Mas em novembro de 2022 a Auto Escola conseguiu o credenciamento para que as provas práticas pudessem acontecer em Inácio mesmo, trazendo mais comodidade para a população.
“O trabalho de um empresário aqui em Inácio Martins, envolve tomar decisões estratégicas, identificar oportunidades, gerenciar recursos e criar valor para a sociedade”. conta Ozimari, reafirmando que ela e o irmão que os dois perceberam a oportunidade e a possibilidade de trabalhar em prol do desenvolvimento regional.


Além da formação de novos condutores, a Auto Escola também oferece outros serviços como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cursos de reciclagem e cursos especializados como o de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP) para motoristas de transporte coletivo.
“Nossa empresa colabora com o desenvolvimento e a economia local, e promove ganhos para toda a população. Ter uma CNH é algo que deve ser visto como um investimento, afinal, a habilitação e a liberação para dirigir pode trazer muita praticidade e conforto para a vida de uma pessoa. Várias empresas dão preferência em contratar funcionários que possuam carteira de habilitação. Dessa forma, a pessoa poderá utilizar o carro da empresa para ir trabalhar e até mesmo viajar para algum lugar conforme a demanda do empreendimento, trazendo mais possibilidades e oportunidades, gerando o desenvolvimento do nosso município”, destaca Ozimari.


A Auto Escola Condubem faz novas habilitações de CNH para as categorias A e B. Desde 2021, quando abriram a empresa, já foram habilitados mais de 300 novos condutores. A auto escola fica na Rua Barão de Capanema, 679, colada com a Rodoviária. O telefone de contato é o (42) 99971-5210.

Quem olha na segunda quadra da Rua Sete de Setembro (para quem entra na cidade vindo de Guarapuava) e vê duas grandes lojas com o mesmo nome, não imagina a história de luta e superação que dona Henriete Bazia Quadros teve para montar a Bimbo’s e a Bimbo’s Pop. O que começou em setembro de 1991 com uma pequena confecção e apenas uma máquina de costura, se tornou hoje a principal referências de Inácio Martins no setor de vestuário, calçados e artigos para casa.
Para contar essa história precisamos retornar até 1990, quando seo Pedro Bazia, pai de Henriete, faleceu. Seo Pedro, que tinha sido prefeito de Inácio duas vezes (de 1966 a 1969 e de 1974 a 1976), deixou para os filhos algumas cabeças de gado e uma madeireira. A filha, que até então trabalhava com o pai, achou que era hora de mudar e decidiu investir em uma pequena loja de roupas e calçados que estava à venda no centro. O estoque antigo não era grande coisa e então veio a ideia, começar a produzir as próprias peças, sob medida para os clientes.

Naquela época não existia em Inácio Martins uma loja que tivesse a produção rápida. Todo dia ela deixava os filhos na zona rural, onde ainda morava, e percorria 17 quilômetros até a cidade para trabalhar na pequena confecção. “À princípio começamos a fazer pouca coisa. Depois fomos para uniformes escolares porque, na época, não existia quem produzisse uniformes aqui”, conta dona Henriete.
A produção de uniformes deu tão certo que, rapidamente a loja cresceu e expandiu. Tanto foi que em 2008 ela precisou mudar de lugar, para um espaço maior com dois andares, onde funciona até hoje. No local, além da confecção própria, que ainda continua, embora com menos força, há calçados, produtos para casa, fantasias e aluguel de roupas para festas. “Eu não tive tempo de ter medo quando abri porque o retorno foi rápido. Nós trabalhamos muito, de começar às 6h e só parar meia noite”, lembrou dona Henriete.



Mas aí veio a pandemia de Covid-19 em 2020 e a necessidade de se adaptar à nova realidade. A princípio a empresa começou a produzir máscaras de pano, mas depois, como muitas pessoas estavam em casa, dona Henriete contou que, pelo menos, outros quatro produtos se tornaram os campeões de vendas. “Não saiu um par de calçados durante a pandemia, em compensação estouramos de vender máscara, pijamas, cortinas e chocolate”, se diverte ela. Já que a maior parte das pessoas estavam em casa, trabalhando em home office, o jeito foi investir no que todo mundo mais precisava.
Após a pandemia dona Henriete finalizou a construção de outro prédio ao lado e inaugurou a Bimbo’s Pop, loja voltada para itens mais populares, e a filha dela, Michelli Bazia de Quadros, abriu na esquina uma franquia da loja de chocolates Cacau Show.
Michelli, por sinal, foi a responsável pelo nome da loja. Quando a família começou com a empresa, lá em 1991, surgiu a dúvida: como chamar o novo empreendimento? Foi aí que dona Henriete olhou para os filhos Michelli, que na época tinha dois anos, e Pedro Henrique, que tinha apenas um aninho. E como a irmã chamava o irmão caçula? Bimbo. O nome pegou e hoje, 32 anos depois, a Bimbo’s é uma referência em Inácio Martins.
A loja Bimbo’s fica na rua Sete de Setembro, nº 153. O telefone de contato é o (42) 3667-1348. Quem quiser conferir a página no Instagram é só seguir no @lojabimbos.