22/08/2023
Rede Sul de Notícias

16 CLAUDINEI – BITURUNA

Após uma eleição suplementar em 2015, o município de Bituruna iniciou uma nova gestão, deixando pra trás a indefinição política e mirando um futuro promissor. Com o slogan “Mais Trabalho, Mais Progresso, iniciava um período de seis anos com muitos desafios pela frente. Foram três Festas do Vinho, três Olimbairros, três eventos Magia de Natal, a recém criada Festa da Erva Mate, eventos solidários como o Carnaval das Mulheres e Jantar Outubro Rosa, incentivo ao empreendedorismo, fomento do turismo, promoção social no campo e cidade, prêmios de reconhecimento estadual, mais de R$ 8 milhões em pavimentações, mais de R$ 7 milhões em outras obras, entre outras ações em diversas áreas.

 O prefeito Claudinei de Paula Castilho, encerra seu mandato com muitos aprendizados. “Vim da iniciativa privada e enfrentei muitos desafios no setor público que com certeza me fizeram crescer como gestor. Sou filho de Bituruna e tenho muito orgulho de ter contribuído com o desenvolvimento da minha cidade, que quero ver prosperar cada vez mais”, destaca.

(Foto: Arquivo RSN)

Na infraestrutura da cidade, foram mais de 40 ruas pavimentadas, com serviços de recape asfáltico, abertura de novas vias, calçamento e asfaltamento. Além disso, a iluminação pública, sinalização e segurança também receberam investimentos. Obras que há anos eram esperadas pela população também saíram do papel, como a nova capela mortuária, Centro de Convivência do Idoso, Estádio Municipal Farid Abrahão e Escola Municipal Santo Antônio.

 

Novas metas foram traçadas atendendo as demandas atuais da população e hoje Bituruna conta com a Casa da Cultura (em fase de finalização), o Centro Municipal de Educação Infantil João Prestes dos Santos (localizado no bairro São João, em fase de finalização), duas miniarenas, quadra coberta no Parque Municipal de Eventos Avelino Roveda, cinco academias ao ar livre e 9 playgrounds infantis.

(Foto: Prefeitura de Bituruna)

(Foto: Prefeitua de Bituruna)

No interior, foram 16 novas pontes e centenas de quilômetros de estradas rurais recuperadas. Diversos projetos e programas foram implantados e aprimorados afim de melhorar a qualidade de vida da população rural. Investimentos na produção de pinhão, erva-mate, vitivinicultura e fortalecimento da bacia leiteira são alguns exemplos. Na área da habitação, o interior também recebeu atenção com a entrega de 30 habitações rurais. Na cidade, foram mais 152 imóveis urbanos atendendo a população e ainda há 62 novas casas já programas para serem construídas a partir de 2021.

 

 

Visando melhorar o atendimento à população, foi realizada a renovação da frota municipal, com compra de veículos em quase todas as secretarias, dando atenção especial à saúde, com 18 novos veículos sendo algumas ambulâncias e um micro-ônibus. Além das novas máquinas e caminhões para realizar obras, manutenção das estradas rurais e atender a coleta de lixo e defesa civil. Reformas e melhorias nos prédios públicos também foram constantes. Na área da saúde, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Líbera Rossoni, o Hospital São Vicente de Paula está sendo totalmente reformado, assim como mais duas unidades básicas de saúde e está sendo executada a obra da base do SAMU.

 

 

 

Na Secretaria de Educação, diversas escolas receberam pinturas e reparos, assim como nas estruturas da Secretaria de Desenvolvimento Social, como a reforma do Cras e dos Centros de Atendimento da Criança e do Adolescente (Cacas), Clube do Formiguinha e Clube dos Amiguinhos. O terceiro Caca da cidade, Clube do Abelhinha, está recebendo uma estrutura nova, com a construção no bairro São João que vai dobrar a capacidade de atendimento do local.  

 

DESAFIOS

Ao longo desses seis anos, alguns desafios que fugiam do controle da esfera municipal chegaram em Bituruna. Em 2018, a greve dos caminhoneiros afetou os serviços devido as dificuldades enfrentadas principalmente no transporte escolar, transporte de pacientes e manutenção das estradas rurais. A queda na arrecadação, devido a crise hídrica e outros fatores, também foi um obstáculo a superar e mesmo com dificuldades, foram honrados os pagamentos da folha, fornecedores e andamento nas obras e investimentos na cidade.

 

 E, ao longo de 2020, o grande desafio foi o Coronavírus (COVID-19). O município precisou se adequar a realidade de uma pandemia, atuando em diversas frentes. Foram realizadas barreiras sanitárias, aquisição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), sanitizações, abertura de uma unidade de atendimentos exclusivo para síndromes respiratórias e gripais, abertura da unidade de atendimento estendido, fiscalizações e orientações constantes, além de auxílios através das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e de Indústria e Comércio, entre outras ações que continuam sendo executadas.

CONQUISTAS

Além das diversas obras e melhorias recebendo reconhecimento da comunidade, o município conquistou alguns prêmios e reconhecimentos estaduais. Devido a implantação do JEPP (Projeto Jovem Empreendedores Primeiros Passos) em 100% das escolas municipais, Bituruna recebeu o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Também concedido pelo Sebrae, Bituruna recebeu em 2017 o Selo Prata de excelência no atendimento na Sala do Empreendedor e em 2018 e 2019 recebeu o Selo Ouro. A Fundação Municipal de Saúde também foi premiada com o Selo Bronze de atendimento em 100% das unidades básicas de Saúde, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná promove anualmente o Prêmio Gestor Público onde Bituruna foi premiada duas vezes. Em 2018 o projeto Parques Ambientais recebeu o prêmio. Ações de preservação são realizadas numa área de 1.300 hectares, divididos em três unidades de conservação e em contrapartida, o município é recompensado com o acesso aos recursos do ICMS Ecológico. Em 2019 foi a vez do Projeto Mais Pinhão ser reconhecido. A iniciativa visa diminuir o tempo de produção do pinhão através do processo de enxertia, incentivando o plantio da araucária e gerando uma nova fonte da renda para o homem do campo.

 

 

 

Outro reconhecimento foi o título de Capital Paranaense do Vinho (Lei Estadual 20.241/2020), colaborando com o fomento do turismo local e reconhecendo os esforços que vêm sendo realizados no município em prol do crescimento do setor vitivinicultor local.

 

 Gestão 2015-2020 entrega Bituruna com mais de 16 milhões em obras entre concluídas e em andamento…


CLAUDINEI DE PAULA CASTILHO – 2020

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.