5S: Seu psicológico está sabotando o emagrecimento? A neurociência aliada na busca pela vida saudável

Angélica Federizzi, representante do método 5S em Guarapuava, esclarece sobre o tema e responde perguntas mais frequentes

Angélica Federizzi, representante do 5S em Guarapuava (Foto: Divulgação)

Entre os temas mais procurados em sites de pesquisa, estão os conteúdos relacionados ao emagrecimento. O assunto é de interesse das tantas pessoas que diariamente enfrentam uma luta contra a balança. Porém, mesmo com tanta informação, a maioria não consegue atingir seus objetivos.

Isso acontece porque o processo de emagrecimento é complexo e exige acompanhamento profissional e individualizado. O método 5S se destaca pela inovação: esqueça tudo que você aprendeu sobre perda de peso. Não é necessário fazer dieta, muito menos haver sofrimento. No método 5S, o paciente tem uma experiência extraordinária e descobre que, com técnicas avançadas e acompanhamento correto, adotar um estilo de vida saudável é simples e prazeroso.

A neurociência é uma das aliadas do método 5S. Trata-se de uma área do conhecimento científico que estuda o sistema nervoso e suas funcionalidades. Através da neurociência, é possível entender os processos fisiológicos que comandam a vida e o comportamento das pessoas. No método 5S, a neurociência é utilizada a favor do emagrecimento, tratando de questões relacionadas ao psicológico do paciente.

  1. Por que as pessoas não conseguem manter uma dieta saudável?

Um dos maiores fatores que dificultam a manutenção da dieta é a rotina. As pessoas normalmente já possuem a sua rotina alimentar, que consideram compatíveis com seu estilo de vida e horários há anos. Quando é imposto uma nova dieta, normalmente é imposto uma nova rotina, sem levar em consideração a trajetória e individualidade da pessoa, então há esse conflito. Nesses casos, é comum desistir após pouco tempo, pois o novo plano alimentar não se encaixa com facilidade na vida da pessoa.

A proposta do método 5s é justamente não impor uma rotina, mas sim melhorar os hábitos alimentares e estabelecer um estilo de vida saudável. O paciente passa a fazer parte da experiência 5s, onde encontrará opções mais saudáveis, nutritivas e saborosas para o seu dia-a-dia. Dessa forma, se torna um estilo de vida prazeroso, sem sofrimento e imposições.

  1. Existe relação entre doenças psicológicas e alimentação?

Há relação sim. O mais recorrente é entre ansiedade e alimentação. Na era dos smartphones, as informações estão a um clique de distância. É possível ter acesso fácil e rápido aos conteúdos sobre dieta e atividade física. O problema é que na maioria das vezes são informações inadequadas e ideias ilusórias, como dietas da moda e exercícios que prometem resultados milagrosos em pouco tempo. Tudo isso gera o que a neurociência classifica como síndrome do pensamento acelerado, gerando uma grande ansiedade, além de aumentar as chances de frustração

Outra relação entre mente e alimentação diz respeito aos gatilhos de sabotagem, que são acionados quando a pessoa tem pensamentos como “meu metabolismo é assim e não vai mudar”, “já tentei de tudo e não consigo”, “não vou conseguir, é melhor desistir”, entre outros sabotadores.

No método 5S, o paciente encara uma experiência extraordinária, onde se mantém motivado e recebe acompanhamento de um neuro-coach, que trabalha questões emocionais como rotina e crenças limitantes.

  1. Há diferença entre fome e vontade de comer?

Sim. Estudos revelam que 90% das vezes não é fome, mas sim vontade de comer. Fome é quando qualquer alimento é capaz de satisfazer. Já a vontade de comer é relacionada a um desejo específico, pois o cérebro está buscando prazer através da comida. Através da experiência 5s, o paciente consegue ter autoconhecimento e identificar essa relação, aprendendo a diferenciar as duas coisas e, assim, assumir o controle sobre suas escolhas e hábitos.

  1. Quais os benefícios de uma dieta equilibrada para a saúde emocional?

Existem vários benefícios. Não se trata apenas de emagrecimento, mas de bem estar e qualidade de vida. A autoestima e libido melhoram, há maior liberação de hormônios do prazer, como endorfina e serotonina, o que proporciona mais bom humor. A experiência 5s é totalmente diferente de tudo que existe, justamente por proporcionar uma transformação não apenas física, mas mental. O paciente do método 5s se torna mais feliz e motivado, o que reflete em todos os aspectos da vida.

*Angélica Federizzi é fisioterapeuta, coordenadora da equipe da clínica Angélica Federizzi Estética e Emagrecimento e representante do método 5S em Guarapuava.

Comentários