A semana começou ‘bombando’. Mas a cidade está preparada pra tudo isso?

A semana começou ‘bombando’ e fazendo a economia de Guarapuava ficar em alta. Isso porque três eventos de grande porte estão em atividades, de forma simultânea. Assim, na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, o maior encontro de cultura de inverno do País, o WinterShow bate recorde de expositores. É um aumento de 24% em relação ao ano passado. Traduzindo o número de participantes, o primeiro dia, terça (15), teve outro alcance no topo. Afinal,  1.100 participantes registraram presença e aí surge novo recordo: o de público. Para o coordenador da Fundação de Pesquisas Agrária, a Fapa, Marcio Mourão os números refletem, sobretudo, o interesse dos cooperados e demais produtores rurais de se atualizarem sobre as melhores técnicas para rentabilizar as culturas de inverno.

Sob essa mesma demanda a I Feira Agropecuária de Negócios (Agropec), que está sendo no Parque de Exposições Lacerda Werneck, mostra que a Sociedade Rural abre os olhos para a tecnologia e inovação. Assim, a entidade agora ‘capitaneada’ pelo empresário rural Claudio Marques Azevedo, investe em palestras técnicas. Aprimora e aprofunda o conhecimento do produtor. Afinal, a era da tecnologia não poupa ninguém, mostrando que a era da enxada acabou há muito tempo. É de hora de estar ‘antenado’ sobre o que dita o mercado. É preciso saber que as ‘agrotechs’, as ‘startups’ estão revolucionando a maneira do produtor gerir a fazenda. É a expansão da internet em áreas rurais, o desenvolvimento de novas tecnologias e o surgimento de uma nova geração empreendedora que está, aos poucos, transformando a realidade do agronegócio.

ESTÃO CERTOS

Assim, certa está a Faculdade Guarapuava em levar os acadêmicos dos cursos de veterinária e agronomia para estagiar na Agropec. É uma nova geração, que pode ser empreendedora, e que fará o caminho de volta à área rural levando tecnologias e criando negócios inovadores.

Certa está a Sociedade Rural em ousar e deixar pra trás o antigo molde da Expogua para embarcar no que é tendência. Certa está a Cooperaliança em promover o ciclo de palestras. É a  a visão futurista de que é possível ao produtor e empreendedor rural ter acesso a tecnologias para obter rentabilidade, fortalecer a gestão, ampliar mercados.

TIRO CERTO

E o terceiro evento leva a assinatura do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava (CCTG) que está sediando a 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência de Tiro ao Prato. Diversos atletas olímpicos de todo o país e do Paraguai participam da etapa. De acordo com a assessoria, a atividade que é promovida pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), será válida pelo ranking qualidade da entidade.

Aliado ao acesso de tecnologias e de oportunidades de negócios, além da demonstração da performance dos nossos atletas do tiro, outros setores estão sendo beneficiados. Assim a rede hoteleira da cidade superlotou, tanto no Centro, quanto nos hoteis mais retirados. Restaurantes deixaram de servir porque a demanda foi maior do que a oferta.

Porém, se por um lado as superlotações foram positivas e aqueceram a economia neste início de semana, de outro, mostra que a cidade ainda precisa estar melhor preparada. Espaços alternativos para hospedagens precisam surgir, aparecer. A gastronomia precisa estar mais ‘ligada’ para prever a demanda.

E aí até me penitencio perante todos e me ponho a pensar. Será que a cidade não precisa de uma entidade – tipo Convention Bureau – para criar uma conexão entre os vários setores da economia? Um ligado ao outro numa rede conectada onde todos se beneficiam?

QUE VENHAM MAIS

E me ponho a pensar novamente. Louvo as iniciativas dos líderes empresariais que estão mudando a concepção de coisas tradicionais e abrindo as portas para a modernidade. Mas e pra ‘fora da porteira’ como é que fica? Qual a impressão que o visitante levará da cidade? Será que estamos preparados para o turismo de negócios? Que temos potencial isso está mais do que comprovado. Basta aceitar o sucesso dos três eventos que movimentam Guarapuava nesta semana. Tanto é que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior aqui esteve, inaugurou obras, prestigiou solenidades, pernoitou.

Portanto, que venham outras semanas como esta, que outros eventos aconteçam de forma paralela, que movimentem o município. Que mostrem que Guarapuava é um município que está em alta, sim.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Comentários