Ativismo premiado

Por Ademar Traiano

Vivemos tempos de desgaste imenso para a política e os políticos. A divulgação de escândalos ganhou espaço cativo no noticiário. O descrédito fere as instituições e abala a própria democracia. São tempos perigosos, que abrem espaço para todo o tipo de aventura. O vendaval atinge a todos. A percepção é a de um beco sem saída.

Para se contrapor a esse quadro as instituições democráticas e suas instâncias políticas precisam reagir, ocupar espaço e dizer a que vieram, mostrar que podem reativar suas conexões com a sociedade.

Na Assembleia Legislativa do Paraná perseguimos o objetivo de aproximar o Legislativo do cidadão e temos colhido resultados muito positivos. Algumas iniciativas que tomamos, despretensiosamente, acabaram recebendo consagração.

Só em 2017, quatro projetos da Assembleia do Paraná receberam prêmios e menções honrosas. Todas elas tinham como vetor a ligação da atividade política com o dia a dia do cidadão.

Nesta semana a Assembleia venceu o “Prêmio Boas Práticas Eleitorais edição 2017”. Concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, premiou as reportagens e entrevistas realizadas pela TV Assembleia, sobre o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico.

O projeto Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia, recebeu o Prêmio CNMP 2017 do Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público em Brasília. Foi classificado na categoria “Redução da Corrupção”, disputando com projetos de todo o país.

O Parlamento Universitário, desenvolvido pela Alep, recebeu o III Prêmio Cultural ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), na categoria Comunidade. A iniciativa, foi premiada como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro.

O aplicativo de celular “Agora é Lei no Paraná”, criado pela equipe de comunicação da Assembleia, foi classificado no ‘Prêmio e-Gov’, do Ministério do Planejamento e Abep, o mais importante reconhecimento do país a projetos e soluções de governo eletrônico.

O Agora é Lei é a melhor tradução do laço positivo que pode haver entre a política e a sociedade. Foi desenvolvido a custo zero. Revela o papel dos deputados na defesa do cidadão. Reúne 300 leis estaduais de interesse direto do consumidor que podem ser consultadas a qualquer momento para que o consumidor faça valer seus direitos.

Os exemplos que mencionei sugerem um caminho. O restabelecimento da credibilidade certamente não será uma jornada fácil nem rápida, mas existe espaço para recuperar o terreno perdido.

*Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e vice-presidente do PSDB do Paraná.

Comentários