Instagram: o que há de novo?

A rede social mais queridinha do momento vem passando por mudanças significativas em sua plataforma. Segundo o diretor-executivo do Instagram, Adam Mosseri, essas alterações têm como objetivo preservar a saúde mental de seus usuários. A fim de melhorar consideravelmente a experiência de quem faz uso e diminuir a competição entre usuários. 

Portanto, para que você não fique por fora dessas novidades, a K13 elencou as mais significativas mudanças que ocorreram nos últimos tempos. Confira:

 

A morte da importância dos likes

 

O teste que oculta o número de curtidas nas publicações foi a novidade mais comentada no mundo todo. No mês de julho desse ano, o Instagram começou a não disponibilizar o número de curtidas em fotos e vídeos de alguns perfis, de forma que elas possam ser vistas apenas pelo dono do perfil. 

 

Instagram

 

O foco dessa medida brusca é preservar a saúde mental dos usuários da rede, assim diminuindo a atmosfera competitiva que ocorria dentro da rede social. O Instagram insiste que o centro da atenção dos seguidores deve ser o conteúdo postado e não o número de curtidas que ele recebe. 

Dessa forma, a rede espera que haja uma melhora nos conteúdos que estão a ser compartilhados, otimizando, assim, a experiência de seus usuários. Porém, ainda não há informações de quando e se essa medida será tida como permanente.

 

Monitor de Bullying

 

O Instagram investe muito em uma Inteligência Artificial (IA), a qual é capaz de monitorar o teor dos conteúdos postados, pelos usuários, em sua plataforma. A IA promete identificar comentários com teor ofensivo, parecidos com comentários já denunciados anteriormente e solicitar que o autor reconsidere esse comentário, antes mesmo que seja publicado.

 

Instagram

 

Essa proposta tem como objetivo fazer o usuário pensar nas consequências de seus atos dentro da plataforma. O Instagram afirma que, durante o período de testes, foi notório que a maioria dos usuários desistia de publicar seu comentário nocivo, após ter a chance de refletir sobre ele.

 

Restrição de Usuários

 

Além do monitor de bullying, a empresa apresentou a ferramenta “restringir usuário”. A qual foi desenvolvida para proteger pessoas que já foram alvo de cyberbullying. Ao restringir um usuário, consequentemente o comentário dele fica visível apenas para ele e para o dono do perfil. O restringido não saberá que isso aconteceu e, também, não verá que seu alvo está online e leu suas mensagens.

 

Instagram

 

Alerta de banimento

 

Agora contas denunciadas e, portanto, estão perto de serem banidas da plataforma passam a receber um aviso do Instagram. O alerta informa que seu banimento está próximo, porém o usuário poderá recorrer e justificar seus posts.  O comunicado leva em conta o histórico de postagens do perfil, tanto no feed como nos stories e comentários. 

Instagram

Dessa forma, a empresa pretende proteger seus utilizadores e, assim, liderar o setor na luta contra o bullying online. 

 

Queremos saber de você, leitor, qual sua opinião sobre essas medidas? Você acredita nessa preocupação do Instagram em relação à saúde mental de seus usuários?

Gostou deste artigo? Tem interesse em saber mais sobre tecnologia, redes sociais e internet? Veja nossos artigos sobre a volta do Snapchat e empresas na web. Quer ainda mais conteúdo? Acesse o blog da K13 Agência Web e encontre conteúdos exclusivos.

Comentários