Chegou sem pedir licença e tomou conta de tudo

A internet modificou muita coisa na vida das pessoas, e seus avanços redesenham a maneira como a sociedade se organiza. Isso pode ser visto tanto na rotina diária das pessoas, quanto no ambiente de trabalho. Bem como nas empresas e no setor público.

O que acontece é que o desenvolvimento tecnológico na sociedade atinge paralelamente os agentes desse meio: as pessoas. Assim, transformando seu modo de agir e se relacionar.

 

Evolução da internet

 

Apesar de ter sido criada em 1969, a popularização da internet ocorreu no início dos anos 90, quando a população teve acesso aos primeiros computadores. Mesmo no início, a internet já proporcionava um grande leque de possibilidades e atividades. Assim, em um único produto (computador) uma pessoa poderia ter ou produzir conteúdo, enviar emails, entrar em salas de chat, jogar, etc.

Com a internet, foi possível trabalhar e ter momentos de lazer em um só lugar. Com isso, pouco tempo depois, as lojas online, redes sociais e o compartilhamento de informações dominaram a internet. Assim, até hoje se tornam cada vez mais usuais.

A chegada da internet móvel e dos smartphones deram espaço para mais desenvolvimento. Com isso, dia após dia mais atividades são transferidas para o meio digital. Assim, são transformadas em sistemas automatizados e aplicativos, desburocratizando processos e dando agilidade a tudo.

Segundo dados de uma pesquisa divulgada em 2018 pela We are Social em parceria com a Hootsuit, 4.0221 bilhões de pessoas possuem acesso a internet. Esse número representa 52% da população mundial. Dessa forma, com tantas pessoas informadas e presentes no mundo digital, saber como otimizar essa presença é essencial para obter destaque.

 

Presença digital

 

A presença digital é, basicamente, a maneira como as pessoas ou as marcas se posicionam no ambiente digital. Assim, criando uma relação de proximidade com os usuários.

Dessa forma, a grande extensão de conteúdos disponíveis na web aliada às ferramentas de busca facilitou que as pessoas pudessem procurar qualquer tema na internet. Mas com tanto conteúdo disponível, na hora de decisão sobre qual perfil, blog ou site escolher elas optam por aqueles que se identificam. Além disso, com o grande leque de possibilidades disponível, optam pelo que já tenham uma relação de confiança.

Conquistar a confiança das pessoas na web é o trabalho desenvolvido no Marketing Digital. Este, através de ferramentas que oferecem uma experiência mais personalizada para os usuários, impacta de uma forma direta e única no cotidiano.

 

O meio digital exige informação e atualização, e pede que os usuários estejam cada vez mais e mais conectados. Essa é internet, que chegou sem autorização e mudou tudo ao nosso redor.

Comentários