Um olhar para o passado

Olhar além do que você está vendo naquele momento. Ir além, sem medo, mas com muita responsabilidade de todos os seus atos. Afinal, um dos desafios da conquista se faz assim. E foi com esse olhar pelas lentes do ex-prefeito Vitor Hugo Burko que há quase 20 anos nasce o hoje Portal RSN.

Era uma época em que Guarapuava começava a abrir os olhos para a Internet. Os poucos que tinham esse acesso,’navegam’ na madrugada porque o telefone era mais barato.

Que louca, essa mulher. Fazer um jornal on line quando ninguém vai ler na madrugada. Pouco me importei com comentários como esses. Mais desestímulos do que apoio passaram a fazer parte do meu cotidiano. Aqui uma ressalva: Celso Góes, que eu mal o conhecia, foi o primeiro a me dar incentivo.

Quase 20 se passaram, assim como muitas pessoas também fizeram parte da então RedeSul de Notícias. Cada um deixou a sua parte nessa construção.

Hoje quando Guarapuava comemora 200 anos e convive com projetos de tecnologia e inovação, o Portal RSN está maduro, consolidado. Porém, a reinvenção é a principal pauta de cada dia e o maior desafio de uma equipe ‘enxuta’, porém, competente e comprometida com o ‘fazer jornalismo’ primando pela qualidade das informações.

Agradamos a todos? Impossível. Afinal, o calo de cada um dói quando alguém aperta. Mas como se diz por aí, são os “ossos do ofício”. E nós seguimos em frente, ‘peneirando’ as críticas. Aceitando as construtivas, desconsiderando as aquelas que nos fazem mal.

E é assim que fazemos o nosso trabalho, que contamos as histórias do cotidiano da cidade, da Região, do estado, do país, do mundo. Afinal, a internet derrubou fronteiras, desafiou o tempo e o espaço. Somos uma aldeia global, como muito bem definiu o filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan.

E é meio a esse turbilhão que surge um novo desafio. Cumprido e com méritos. A web série ‘Guarapuava – 200 anos’ mostra que a equipe do Portal RSN é qualificada. “Escrevemos conteúdo, fazemos roteiros, fazemos vídeos, pomos a nossa cara na tela, criamos, somos profissionais. Tudo o que fazemos é com qualidade porque somos comprometidos”, avalia o jornalista Gilson Boschiero, editor do Portal.

O maior exemplo dessa avaliação foi o trabalho da jornalista e editora da editoria Rede+, Taís Nichelle. Um trabalho que começou na sua mente criativa, passou para a tela do macbook. Meses e horas intermináveis, sem dormir. Preocupações, agendas, encontros, desencontros, mas o ‘filho’ nasceu. E a partir deste dia 1 até 31 de dezembro está sendo veiculado no Portal RSN. Mas essa é um história que não sou eu quem vai contar. O começo, meio e fim pertencem a ela: Taís. E é ela quem vai contar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Comentários