Em 2020, a cervejaria abriu uma nova unidade no Shopping Cidade dos Lagos e alegrou o coração dos amantes de chope e entusiastas da cultura alemã 

Guarapuava é terra dos amantes do bom chope e daqueles que gostam de experimentar pratos saborosos. Pensando nisso, a Cervejaria Donau Bier nasceu para te levar a conhecer mais de perto o melhor da Alemanha com pratos típicos e chope artesanal. Os chopes são produzidos em uma fábrica própria que garante a qualidade e segue fidelizando clientes. Antes para chegar até a cervejaria era necessário ir até a Colônia Cachoeira, no Distrito de Entre Rios, agora também há uma unidade no Shopping Cidade dos Lagos.

A Donau Bier iniciou as atividades em outubro de 2004. A história da cervejaria também é de uma família apaixonada pelas origens. Harry Reinerth conta que há 16 anos ele era professor e o pai dele agricultor. Entretanto, o pai vendeu as terras da família e ele decidiu reinvestir o valor. “Tivemos a ideia de abrir uma microcervejaria e quando tudo começou nós trabalhávamos apenas com os chopes. Com o passar do tempo, os clientes iam até a empresa e comentavam o que gostariam que a gente incluísse, como é o caso dos pratos”. Assim, a microcervejaria começou a ganhar mais móveis e espaço, além de um novo cardápio com petiscos que depois abriram espaço para deliciosos pratos alemães.  

(Foto: Secom/UniGuairacá)

(Foto: Secom/UniGuairacá)

Com o crescimento da empresa, que deixou de ser uma microcervejaria e passou a uma cervejaria com aconchego e opções de grandes restaurantes, a Donau Bier foi crescendo cada vez mais. Com isso, a clientela também cresceu e o público atendido mensalmente chegou a cerca de 2.500/3.000 pessoas.

EXPANDINDO

CHEGANDO AO SHOPPING

Esse crescimento chamou a atenção dos guarapuavanos, em especial dos administradores do Shopping Cidade dos Lagos que convidaram os empresários Harry e Marcia para agregarem ao shopping com um projeto especial. “Passamos um ano planejando, negociando e estudando a possibilidade até que conseguimos concretizar. Criamos uma versão ‘mais shopping’, mas a gastronomia e os chopes são produzidos na nossa fábrica e levados para lá. Tudo isso para não perder a nossa qualidade, manter o mesmo sabor da nossa fábrica em Entre Rios. Queremos proporcionar aos nossos clientes sabores e aromas inesquecíveis”.

(Foto: Secom/UniGuairacá)

Durante todo o estudo feito pelos empresários surgiram várias ideias, mas o intuito principal era criar um espaço em que as pessoas sentem e lembrem que estão na Donau Bier. “Nós temos um ambiente mais rústico com muita madeira em Entre Rios e a gente queria isso para o shopping, aliar o moderno ao rústico. Além disso, nós fomos convidados a trazer esse ambiente com atendimento nas mesas que traz um charme, é convidativo e diferente do que já existia dentro do Cidade dos Lagos”.

A QUALIDADE COMO FONTE DE SUCESSO

Ao longo dos 16 anos de trabalho, a Donau Bier construiu um padrão de qualidade próprio. E, esse contexto histórico é importante para resgatar a cultura familiar trazida pelos antepassados de Harry com as receitas alemãs, como ele comenta. “Meu pai adorava cozinhar, minha avó era cozinheira de mão cheia e eles passaram esses conceitos e esse amor pela culinária para a Donau Bier. Queremos trazer essa identidade cultural”.

O cuidado para que o cliente deguste o melhor é a maior preocupação dos proprietários da cervejaria. E, isso se estende desde o atendimento, a comida e os estilos de chopes. Esse cuidado com a qualidade é um dos principais diferenciais da Donau Bier, afinal, quem prova um dos chopes quer experimentar os outros sabores e mesmo assim não consegue decidir qual prefere. Além disso, sentar para saborear os pratos, que te transportam para a Alemanha e fazem se sentir como se estivesse em casa, em família.

Nós queremos proporcionar as pessoas esse ambiente familiar, o aconchego. As pessoas podem ver que quando elas sentam na Donau Bier não encontram TV por lá. Isso porque nós queremos que elas sentem e conversem, que se sintam em casa como se realmente estivessem em um ambiente familiar para conversar e se sentir bem.

Ao chegar na cervejaria o ambiente chama a atenção, mas o que atrai mais olhares é o cardápio. Nas páginas, os clientes podem escolher entre pão com banha e páprica, salsichas, chucrute, pratos frios e as famosas tortas alemãs, que são de deixar qualquer um com água na boca. E, para acompanhar, nada melhor que um chope fabricado seguindo a Reinheitsgebot, mais conhecida por Lei da Pureza Alemã. “Essa lei impõe que para uma cerveja ser considerada pura, se deve utilizar apenas água, malte, lúpulo e levedura em sua fabricação”.

A primeira cerveja produzida foi o que Harry chama de carro-chefe de uma cervejaria, ou seja, a cerveja clara tipo pilsen que leva um estilo de malte e dois estilos de lúpulo. “É aquela que a pessoa pode degustar com quase todos os pratos”.

No entanto, com o passar do tempo, as pessoas foram ficando cada vez mais apaixonadas por cerveja e apreciando estilos especiais e mais elaborados. Pensando nisso, os empresários decidiram incorporar o cardápio da Donau Bier com cervejas como a Style German Pilsen, a chamada Gota Dourada, produzida a partir de malte especial selecionado, com lúpulos alemães que trazem notas condimentares florais e herbais com leve sabor de malte granulado doce. Também fazem parte do cardápio a Red Lazer, a Pale Ale e Dunkel.

De acordo com Harry, eles também fazem convites que dão aquela força para os empreendedores regionais. “Nós trabalhamos com esses cinco estilos de cerveja e nós ainda temos um espaço aberto para um sexto estilo de cerveja, que é uma cerveja convidada. Hoje, existem muitas microcervejarias na Região que são parceiras da Donau Bier. Portanto, a cada mês temos uma cerveja convidada para trazer um pouco dos sabores das cervejas artesanais da nossa Região”.

A inovação na Donau Bier surge desde os pequenos detalhes como o Paraná Selo de Segurança, a escolha e a produção das cervejas, os proprietários presentes em cada etapa do trabalho e, claro, a abertura de uma nova unidade que mostra que a cervejaria segue os planejamentos e segue crescendo porque o toque familiar e o cuidado com a qualidade conquistam e fidelizam cada cliente.

(Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

(Gif: Sabrina Ferrari/RSN)

(Foto: Secom/UniGuairacá)

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