A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava recebeu 10 novas ambulâncias e uma van na manhã desta sexta feira (28). Com uma frota de mais de 10 anos sucateada, a Prefeitura de Guarapuava encontrava dificuldade até para reformar as antigas ambulâncias, devido ao péssimo estado de conservação em que foram deixadas pela gestão anterior. “Quem sofre é o cidadão. Como oferecer um atendimento adequado sem a estrutura mínima necessária? Foram feitos verdadeiros milagres até aqui. Agora estamos estruturando à nossa maneira e como a população merece”, afirma o secretário municipal de Saúde, Stefan Wolanski Negrão.
A nova frota foi adquirida com recursos próprios do município, a exceção da van que também conta com a contrapartida do governo federal através do Fundo Nacional da Aids. Ela será utilizada pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Esperávamos por esta van há muitos anos. Será de uma imensa ajuda para todos os trabalhos que desenvolvemos no município e na região”, conta Priscila Fortini, psicóloga do SAE.
A entrega da nova frota foi feita em frente ao Paço Municipal e contou com a presença de funcionários e pessoas da comunidade. Para Elza Dias, 62 anos, é mais um passo importante que muitos não dão valor, mas que certamente beneficiarão à todos. “Cansei de ver os motoristas se queixando, com preocupação, das péssimas condições dos carros. Corriam risco de ficarem até no caminho em uma emergência, Deus que nos livre. Agora dá gosto de ver esta frota nova.”
Os motoristas da área de saúde fizeram um buzinaço no fim da cerimônia de entrega. “Temos muito o que comemorar. Dava até vergonha de ir buscar alguém pela precariedade que tínhamos. Isso é passado. Agora tem até cheiro de coisa nova. Estamos felizes e prontos para atender com mais segurança as pessoas que precisarem dos nossos serviços”, comemora o motorista, Edenilson Machado, que há 8 anos está na área de saúde e hoje compõe a equipe do SAE.
“Pegamos uma secretaria sucateada em todos os aspectos e hoje podemos dizer que a população de Guarapuava pode vivenciar a mudança na área de saúde. Em um balanço geral, destacando a reforma e ampliação de 12 unidades de saúde no município, o pleno funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre tantos outros progressos, podemos assegurar que estamos no caminho certo”, diz o prefeito Cesar Silvestre Filho.
Segundo o secretário Stefan Negrão, as ambulâncias vão proporcionar agilidade e um melhor atendimento à população. “Vamos melhorar ainda mais os serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Além dessas novas ambulâncias, a atual administração vai reformar as que o município já possuía e em muito breve estaremos adquirindo um ônibus rodoviário para o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava e Pinhão (Cisgap), para transportar pacientes que necessitam de tratamento em Curitiba”.
“Estou vendo que a saúde do nosso município finalmente está melhorando”, avalia a guarapuavana Elza Dias.