Uma parceria entre a Copel e a Itaipu Binacional possibilitou a criação e a inauguração, da primeira Eletrovia do país. São oito unidades ao longo do trecho que liga Paranaguá a Foz do Iguaçu. Uma dessas unidades será em Guarapuava.
Nesta terça feira (27), em Curitiba, foi inaugurado o primeiro eletroposto. A iniciativa, que é pioneira no Brasil, vai abranger cerca de 700 quilômetros da BR-277 e pontos serve de incentivo a utilização de veículos não poluentes, os carros elétricos. Os pontos em que ficarão localizadas essas unidades estarão localizados em: Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Irati, Curitiba e Paranaguá.
A autonomia dos carros elétricos é em torno de 150 quilômetros e as unidades foram projetadas para ficar a cerca de 100 quilômetros de distância uma da outra.
Os primeiros postos que entram em operação, na capital e em Paranaguá, terão uma fase de testes e farão recarga gratuita de carros elétricos. Em Guarapuava, o eletroposto deve ficar pronto até o final do ano, o local exato ainda não foi divulgado.
O presidente da estatal, Antonio Sergio Guetter, destacou a importância da troca de veículos convencionais pelos elétricos. “Essa ação vai transformar o setor de mobilidade e a Copel pretende oferecer uma rede de energia robusta e inteligente para essa mudança”. Ele avalia que a iniciativa do Paraná abre espaço para o desenvolvimento dos carros elétricos no país.