* Da Redação
A Polícia Militar do Paraná lançará nesta terça feira (1º), a Operação Natal em todas as regiões do Estado. Com reforço no policiamento, a operação vai prevenir e coibir diversos crimes, principalmente furto e roubo, e garantir tranquilidade para comerciantes e clientes que fazem compras para as festas de fim de ano.
A operação será iniciada, simultaneamente, em todo o Paraná. Em Guarapuava, o lançamento ocorrerá no Quartel do 16ºBPM, no bairro Morro Alto, às 16h00.
“No período natalino fazemos um tradicional reforço no policiamento, colocando nas ruas todos os nossos contingentes operacionais e administrativos”, diz o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.
A Operação Natal reforçará o policiamento ostensivo preventivo e, caso se necessite, repressivo, nos locais de maior aglomeração de pessoas e veículos, nas áreas centrais e comerciais das cidades. Participam das ações o efetivo administrativo e os seis Comandos Regionais de Polícia Militar por meio de seus Batalhões da PM e Companhias Independentes de Polícia Militar, além das unidades especializadas, com o policiamento motorizado e a pé.
“Concentraremos nosso efetivo em especial no período da tarde e da noite, acompanhando a extensão de horário das atividades comerciais”, diz Tortato. “No caso de alguma ocorrência, a pessoa nunca deve reagir, mas sim registrar o fato pelo telefone 190 ou ao policial militar mais próximo. Assim poderemos, de modo técnico, atuar na prevenção dessas ocorrências e não somente na repressão”, diz Tortato.
Os policiais militares farão blitzes de trânsito, abordagens e fiscalização de veículos, bem como buscas de armas, drogas e foragidos da justiça. Também será intensificado o policiamento motorizado e a pé, por meio das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotams), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocams), das Radiopatrulhas, além do trabalho das Agências de Inteligência Local e da Agência Central de Inteligência.
A operação contará com o apoio dos batalhões de Operações Especiais (Bobe); de Polícia de Fronteira (BPFron); de Polícia Rodoviária (BPRv); de Polícia Militar Ambiental, de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), de Patrulha Escolar (BPEC); e da Companhia Giro. Também haverá módulos móveis, onde os policiais darão orientações e farão atendimento à população.