22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava

18 mil alunos retornam às salas de aula em Guarapuava

Nesta terça (4), professores e diretores acolheram os estudantes distribuídos em 43 unidades de ensino e 28 CMEIs

volta-as-aulas-2020-9-scaled (1)

Retornaram estudantes de 43 unidades de ensino e 28 CMEIs (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Salas de aulas cheias e rostinhos ansiosos para aprender. Fevereiro trouxe o início do ano letivo para cerca de 18 mil alunos da rede municipal de ensino em Guarapuava. Nesta terça (4), professores e diretores acolheram os estudantes distribuídos em 43 unidades de ensino e 28 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

“Começamos com todas as equipes pedagógicas prontas para acolher as crianças e tudo organizado para iniciar 2020 com muito sucesso e qualidade. Teremos algumas mudanças como a implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) até maio deste ano, incluindo alterações no Sistema Municipal de Educação e na formação continuada dos professores. As 70 unidades também passarão por  manutenção de infraestrutura e melhorias, sempre pensando em priorizar a educação”, declarou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Neste ano, o primeiro dia de aula foi antecipado. “2020 é um ano com muitos feriados e recessos, antecipamos a volta às aulas para que cumpríssemos tudo o que o calendário escolar exige. Preparamos uma boa recepção pra que os nossos alunos se sintam bem acolhidos na escola”, explicou a diretora da Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira, Giovanna de Oliveira Alberti.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

ANO LETIVO

A partir de hoje, inicia-se a contagem dos 200 dias letivos que oferecerão educação de qualidade. A aluna da Escola Antonio Lustosa de Oliveira, Beatriz Teixeira de Andrade, de 8 anos, comemorou a chegada na nova turma. “Estava com muita saudade! Fiquei na mesma sala que as minhas amigas e achei a professora muito legal. Estou muito animada com as matérias e porque quero estudar artes”, afirmou a estudante do quarto ano.

As atividades do ano letivo também oferecerão estrutura de qualidade e um sistema adequado para inclusão de mais guarapuavanos ao ensino infantil. “Todos os CMEIs contam com turmas de berçários em período integral, turmas de educação infantil das 7h30 às 12h30 e no turno da tarde às 13h às 18h. Já as crianças atendidas em período integral, terão aula das 8h às 16h, um horário versátil e além do que é previsto em Lei”, explicou a secretária.

As atividades escolares do primeiro semestre vão até 3 de julho e o segundo semestre retorna no dia 21 do mesmo mês. Os CMEIs cumprirão recesso do dia 3 ao dia 13 de julho. O encerramento do calendário de 2020 será em 17 de dezembro para todas as modalidades de ensino.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo