22/08/2023
Esportes Paraná

25 atletas paranaenses vão competir em Tóquio, confira o calendário

São 20 atletas e cinco técnicos. Número supera o alcançado na Paralimpíada Rio 2016, quando 18 esportistas do Paraná competiram

news_interna_6123d4ee006f2cardtoquio2020guiaparanaparalimpiadas_materia

Atletas do Paraná (Imagem: Reprodução/AEN)

O Governo do Estado divulgou o calendário de competições dos atletas paranaenses nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começaram nesta terça (24). O Paraná está representado por delegação formada por 25 pessoas, das quais 24 são bolsistas do Programa Geração Olímpica. Além disso, Ronan Cordeiro, atleta contemplado pelo Programa de Fomento e Incentivo aos Esporte.

Desse modo, os 20 atletas e cinco técnicos, superam o número alcançado na Paralimpíada Rio 2016. Na época, 18 integrantes do Paraná estiveram competindo. Assim, o destaque vai para o trio Jefinho, Cássio e Gledsonm, que defende a seleção brasileira de Futebol de 5, para cegos. O trio é atual tetracampeão paralímpico e favorito ao ouro.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, são grandes as chances de medalha também para os irmãos da bocha, Elise e Marcelo Santos. Eles foram medalhistas de prata na Rio 2016. Bem como Jovane Guissone, da esgrima em cadeira de rodas, outro nome que briga por uma medalha. Ele foi campeão paralímpico em Londres 2012.

Além disso, o Paraná volta atenção também para a equipe masculina do vôlei sentado. A modalidade terá três representantes do Estado: Daniel Jorge, Anderson Silva e Alex Pereira. por fim, a equipe é tetracampeã parapan-americana e foi 4ª colocada na Rio 2016.

DIAS E HORÁRIOS

No dia 24 de agosto: Eric Tobera – Natação – Eliminatórias dos 50m peito, 22h12.
Em 25 de agosto: Eric Tobera – Natação – Eliminatórias dos 100m peito, a partir das 21h.
No dia 25 de agosto: Jovane Guissone – Esgrima em Cadeira de Rodas – espada, a partir das 21h.
Na mesma data: Carminha Oliveira – Esgrima em Cadeira de Rodas – espada, a partir das 21h.

Por fim, confira a programação completa no link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.