22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

26ºGAC recupera área degradada por desvio no Rio Jordão

26º GAC levou alunos do 'Pelotão Esperança' para o plantio de 600 mudas de espécies nativas para repor mata retirada para obra de PCH

Aluno do Pelotão Esperança planta muda nativa (Foto: Divulgação/EB)

Nesta quarta (17), Dia da Floresta, o 26º Grupo de Artilharia de Campanha plantou cerca de 600 mudas de espécies nativas em Guarapuava. De acordo com o Comando Conjunto da Operação Taquari II, a ação objetiva recuperar a área degradada pelo desvio do Rio Jordão. Isso ocorreu, conforme informou o Exército, quando houve a construção da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) Três Capões Novos, pela empresa Santa Maria.

Aluno do Pelotão Esperança planta muda nativa (Foto: Divulgação/EB)

Com esse plantio está havendo a proteção do local contra desmoronamentos e assoreamento do córrego. Caso isso ocorra, pode interferir no fluxo do Rio Jordão. Esse rio é importante recurso hídrico da bacia hidrográfica responsável pelo abastecimento de água de Guarapuava e cidades vizinhas.

De acordo com o Comando, alunos do projeto ‘Pelotão Esperança’ participaram do plantio. “Historicamente, o 26º GAC sempre contribui para preservação do meio ambiente nos locais onde realiza suas operações e exercícios, por meio de limpezas da área utilizada e preservação da mata”. Nos últimos anos, o Grupo Visconde de Guarapuava contribuiu, também, com o plantio de mudas de árvores em regiões de preservação de nascentes no distrito de Guará e no novo bosque que está sendo planejado no Parque das Araucárias.

Leia outras notícias no Portal RSN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo