O 32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati iniciou na sexta (15) e com ele os setores econômico, cultural e social obtêm grandes resultados. De acordo com empresários locais, os efeitos deste evento foram visíveis antes mesmo de ele ocorrer, pois, as vendas e prestações de serviços cresceram em escala significativa. Principalmente, na área de hotelaria, alimentação, lojas de calçados, roupas e assessórios.Conforme o secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcelo Rodrigues, o entretenimento proporciona qualidade de vida para as pessoas, além de ajudar a economia local. “Neste ano a Prefeitura investiu em melhorias no CT Willy Laars, tanto no acesso, quanto na beleza do local, para atrair mais visitantes”.
Já, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Elias Mansur, estimou que o comércio em geral teve bons resultados. “Após o Rodeio faremos um levantamento para saber o quanto as vendas aumentaram neste período, mas a expectativa é que todo o comércio seja impactado positivamente”.
De acordo com a proprietária e vendedora de uma loja, Camila Zarocinski, a procura por trajes relacionados a moda campeira aumentou mais de 70%. A empresária explicou que melhorou as vendas, principalmente de botas, chapéus, camisas e as tradicionais bombachas.
O Rodeio é um evento que movimenta toda a nossa cidade, o pessoal fica empolgado para participar, não só aqui na cidade, como em toda a Região.
Além disso, no decorrer da semana já não haviam mais vagas nos hotéis de Irati. A proprietária de um hotel da cidade, Regiane Malanski El Darwich, afirmou que o Rodeio é responsável pela maior mobilização do município. “É o momento em que o fluxo de dinheiro aumenta, por isso, os resultados são muito positivos para a economia. Os 43 apartamentos que temos no hotel estão lotados de sexta a domingo”.
O recepcionista de outro hotel de Irati, Sandro Lopes, relata que em semanas normais, o maior fluxo de hospedagens ocorre de segunda a sexta. No entanto, com o Rodeio, o hotel está lotado neste fim de semana.
O Rodeio Crioulo, considerado o maior do Paraná, reuniu visitantes de várias Regiões do Estado. A programação segue neste domingo (17) com as Invernadas Campeira e Artística, além do baile com Baitaca, a partir das 19h.
Leia outras notícias no Portal RSN.