22/08/2023
Cotidiano

40 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Guarapuava hoje

Cerca de 40 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Guarapuava nesta sexta-feira, 2, aponta estimativa da Prefeitura de Guarapuava.

No Dia de Finados, a visitação aos túmulos será permitida entre as 7 e as 18h. Os familiares têm até o fim da tarde de hoje para realizar a limpeza dos jazigos.

O prazo para reforma e pintura dos túmulos terminou no último domingo, 28. Segundo a assessoria de comunicação do município, aproximadamente duas mil sepulturas passaram por modificações. O número é pequeno, tendo em vista a quantidade de jazigos existentes nos oito cemitérios do município – de acordo com a Central de Triagem, só o Santa Cruz possui quatro mil unidades.

Durante o dia de hoje, ainda é possível realizar a limpeza. Na sexta-feira não será permitida qualquer intervenção.

Os cemitérios ficarão abertos para visitação entre 7h e 18h. Somente no bairro Santa Cruz o horário será estendido até as 19h. Todas as ruas adjacentes serão fechadas por agentes de trânsito do Guaratran e a segurança nas imediações será reforçada pela Polícia Militar.

O comércio de flores e velas será permitido, desde que respeitado o limite estipulado pelo município. Conforme a portaria nº 198/2012, publicada no Boletim Oficial do Executivo, os vendedores deverão se instalar a dez metros de distância dos portões dos cemitérios.

Haverá fiscalização interna e externa, pois a prefeitura manterá pelo menos um funcionário de plantão em cada unidade. A Central de Triagem também funcionará durante o feriado. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo telefone (42) 3623-8495.

Missas

De acordo com o Setor de Serviços Religiosos e Funerais de Guarapuava, as santas missas serão celebradas nos oito cemitérios da cidade, apenas no período da manhã. No Cemitério Municipal, será às 9h, com celebração de Dom Wagner. No Cemitério Boqueirão, às 8h30, com o padre Mário Capodiferro. Na Vila Jordão, a missa será celebrada na igreja, às 9h, com o padre Gilberto dos Santos.

No Cemitério Continental, a missa está marcada para as 9h, com o padre Rodrigo Piola. No Cemitério Santa Terezinha, acontecerá às 9h, com o padre João Oscar Martins. No Cemitério Parque dos Eucaliptos, às 9h, com o padre Osmar Duarte e no Cemitério Santo Antonio, às 10h, com o padre Mário Capodiferro.

No distrito da Palmeirinha, a missa será na igreja, às 8h, com o padre Maurimus Dominggus.

Na terça-feira, 6, a Santa Missa da Saudade pelos policiais e militantes falecidos acontece às 19h, na Paróquia Santa Cruz, com o celebrante padre Mário Capodiferro.

Em caso de chuva no Dia de Finados, as missas serão celebradas em suas comunidades nos horários citados.

No Cemitério Municipal, haverá missas durante todas as segundas-feiras do mês de novembro, às 16h, exceto em caso de chuva.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.