22/08/2023
Agronegócio

4º Encontro Técnico de Feijão atraiu mais de 120 pessoas

imagem-57086

            O Encontro Técnico de Feijão reuniu mais de 120 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, agrônomos, pesquisadores e acadêmicos da área nesta quarta-feira, 07, no Sindicato Rural de Guarapuava.

            Em sua quarta edição, o evento trouxe à Guarapuava quatro palestrantes renomados que abordaram diferentes temas relacionados à cadeia produtiva do feijão, como manejo de doenças e pragas, tecnologia e mercado.       

            Estiveram presentes participantes de mais de 20 municípios do Estado e também do Rio Grande do Sul.

           O encontro, que vem crescendo a cada ano, além de trazer conhecimentos técnicos aplicados para o produtor também apresentou uma análise sobre o mercado e conjuntura econômica da cultura.

            Segundo um dos organizadores do evento e produtor de feijão, Roberto Cunha, o evento passa por uma evolução ano a ano. “Esse crescimento do encontro acontece pela demanda de informação dos produtores pela cultura do feijão. Além disso, há necessidade do mercado e do consumidor, que com o crescimento econômico do país, passa a exigir um produto de maior qualidade”.

            O primeiro palestrante e coordenador de pesquisas de fitopatologia da Fundação ABC, Carlos André Schipanski, apresentou as principais doenças e orientou o produtor quanto às moléculas que tem ação mais eficiente de controle. Além disso, destacou a importância da procedência e qualidade da semente.  Schipanski falou sobre a importância do evento para disseminar a informação ao produtor rural. “Acredito que o grande diferencial do produtor será aquele que conseguir aplicar o máximo de conhecimento por hectare”, disse.

            Em seguida, a palestra do diretor da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, abordou as tendências do agronegócio no feijão, de forma a analisar de que forma funciona o mercado nesta cultura, bem como potencial de crescimento e a necessidade de profissionalização do agricultor que planta feijão. 

            No período da tarde, os palestrantes Tarcísio Cobucci, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, falou de tecnologias para altas produtividades, e o gerente de pesquisas da Cooperativa Agrícola dos Produtores Rurais da Região Sul do Mato Grosso (Coaaleste), Marcio Henkes Caldeira, sobre manejo de pragas em sistemas produtivos.

            O Encontro Técnico de Feijão é patrocinado pela BASF e Bayer Cropscience e tem apoio da Cooperativa Agrária, Agropantanal, Guará Batatas, Guayi Sementes, Inquima, Federação do Estado da Agricultura do Paraná (Faep), Stoller, Tratorcase e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

            O valor da inscrição do evento será revertido para a Campanha Imposto Beneficente, que contribui com várias entidades sociais de Guarapuava e região.

Da assessoria/SRG

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.