22/08/2023
Cotidiano

6ª Festa do Pinhão – Organizadoras animadas com a expectativa de lucros

imagem-5125

Pinhão – A 6ª Festa do Pinhão que será realizada de 8 a 10 de maio no Parque Coronel Lustosa está sendo organizada por seis escolas municipais de Pinhão. As diretoras, Amantina Tavares da Escola Cecília Meireles, Selia Marques Almeida da Escola Marechal, Ângela Nascimento da Escola Eroni, Cirene Hoffmann da Escola Frei Francisco, Vera Mietz da Escola Água Verde e Geni Ribas representante da Escola Nossa Senhora da Glória, não escondem o entusiasmo e estão animadas com a expectativa de bons lucros.
Para Selia, a festa representa o única oportunidade de arrecadar dinheiro. “Nossa escola é pequena, e não faremos nenhuma outra festa. O lucro que vier será muito bem aproveitado”, disse ela. Selia também afirma que além do lucro, a festa realiza a integração das escolas. “Acho super importante haver essa integração”. A escola Marechal conta com 24 professores e funcionários que serão responsáveis pela venda das barracas e das bebidas.
A diretora da escola Cecília Meireles, Amantina lembra que a festa além de visar lucro para as escolas, é um evento social que envolve toda a comunidade. “Não é somente a comunidade escolar que se envolve, envolve todo mundo, o comércio, as pessoas, porque afinal é uma coisa importante para todo o município”, destaca. Os 30 professores e funcionários da escola ficaram com a responsabilidade do feitio e da venda de pastéis.
Os 21 professores e funcionários da Escola Água Verde são os encarregados da mais saborosa e talvez mais trabalhosa parte da festa, a cozinha. Serão eles os responsáveis por elaborar todos os pratos típicos a base de pinhão. A estimativa é que serão usados cerca de 800 quilos de pinhão. Para a diretora Vera, o mais importante é perpetuar a festa. “Esperamos que todos aprovem e que a festa seja um sucesso”, disse ela.
A organização do rodeio country ficou por conta dos 57 professores e funcionários da Escola Eroni. Segundo a diretora Ângela, o pessoal que já participou de festas anteriores conta com a experiência. “Em uma das festas, a nossa escola já ficou responsável pelo rodeio, por ter a maior equipe. Acredito que vamos dar conta do recado”, disse. Para ela a parceria entre as escolas é o que faz a diferença. “As escolas organizarem essa festa juntas, é uma parceria muito justa e bonita”, finalizou.
A Escola Nossa Senhora da Glória, conta com 31 professores e funcionários e ficou responsável pela contratação dos shows e a venda de ingressos. A representante da escola, a professora Geni disse que a expectativa é conseguir um bom lucro que será investido na escola. “Queremos investir no setor pedagógico”, conta ela.
Para a diretora da Escola Frei Francisco, sobrou a parte mais delicada, o financeiro. É a equipe da escola que está tratando de contabilizar os gastos e na expectativa de somar os lucros. Essa é primeira vez que a escola participa da organização da festa. “Aceitamos participar da 6ª Festa do Pinhão, porque acreditamos no potencial da comunidade escolar de Pinhão. Com a ajuda da comunidade temos condições de fazer uma festa muito bonita”. Segundo ela são mais de 500 pessoas envolvidas na organização. “Além dos professores e funcionários das escolas, a APMF e pais de alunos também colaboram”, informa.
Cirene destacou a união do grupo. “Todas as escolas se uniram em prol de fazer desse evento um sucesso, está sendo muito trabalhoso, mas também maravilhoso. Tivemos a oportunidade de conhecer as potencialidades de cada uma”, afirmou.
Para fazer a contabilidade, foi formada uma comissão com profissionais que trabalham na área, são funcionários da Creserv, o presidente do Funprev, Sildo Nei Levinski, o empresário Irio Hoffmann e o secretário de finanças do município, Cleverson Muhlstedt. “Estamos nos organizando para fazer o fechamento do caixa, todos os dias após o final da festa. Na madrugada do dia seguinte já teremos o saldo final, queremos agir com a maior transparência possível”, disse ela.
A expectativa das diretoras é que em três dias de festa, e com boas atrações cerca de 20 mil pessoas circulem pelo local e elas esperam um resultado positivo que possibilite um lucro de aproximadamente 10 mil reais para cada escola.

Ingressos
Os ingressos para os shows já podem ser adquiridos em postos de venda no comércio local. Para o show com Garotos de Ouro, o custo é de R$ 10 e R$ 15 para o show de Rud e Robson. No dia o ingresso custará R$ 20. Há também ingressos para a área vip, no valor de R$ 30.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.