22/08/2023
Cotidiano

90% de Guarapuava deve ficar sem água durante a manhã deste domingo

Da Redação

Neste domingo (23), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando a continuação de trabalho de ampliação na capctação de água do Rio das Pedras, em Guarapuava. O processo, segundo a companhia, deve afetar o abastecimento por pelo menos cinco horas no perímetro urbano. A primeira etapa do processo foi realizada no dia 9 deste mês e também deixou grande parte da cidade sem água. 

Segundo informações da assessoria de comunicação da Sanepar, as obras de hoje foram iniciadas às 5h e devem seguir até o início da tarde. Depois desta etapa, uma nova parada está programada para o dia 30 deste mês. Inicialmente, as paradas programadas que afetariam grande parte da cidade estavam previstas para acontecer em apenas duas fases. Agora, se estenderam para três. 

“A princípio, a equipe técnica havia planejado duas paradas, para os dias 9 e 23 de novembro. No entanto, o trabalho a ser feito no próximo domingo é muito mais complexo do que o que foi realizado no dia 9. Seriam em torno de 12 horas de trabalho, quando no dia 9 foram 6 horas. Isso resultaria em muito mais tempo sem água no sistema. Como é possível iniciar o trabalho dia 23 e dar continuidade em outro momento, serão feitas 5 horas de trabalho neste domingo e o restante no próximo, dia 30”, explica Maurício Andrei Cardoso, engenheiro da Sanepar responsável pela obra

Ainda de acordo com informações da assessoria, será mantido o abastecimento nos hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paulo, no Sisgap, na Unidade de Pronto Atendimento do Batel e no Centro de Urgência do Trianon, além da 14ª Subdivisão de Polícia e da Penitenciária Industrial. Consequentemente, as residências que ficam próximas a estas localidades também continuarão abastecidas. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.