22/08/2023



Educação Política

“A aprovação do Fundeb permanente é uma grande vitória”, diz Aliel Machado

Fundo de Financiamento da Educação acabaria em dezembro. Proposta foi aprovada na Câmara e agora segue para votação no Senado

aliel-na-comissao-de-educacao

“A aprovação do Fundeb permanente é uma grande vitória”, diz Aliel Machado (Foto: Ascom)

O deputado federal Aliel Machado (PSB) comemorou a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O parlamentar usou as redes sociais para agradecer a mobilização da sociedade. Além disso, falou da importância do Fundo para a Educação e para o futuro do país.

“A aprovação do Fundeb permanente é uma grande vitória. O Fundo é de fundamental importância para o futuro do nosso país. O Governo estava articulando para que encerrasse já em 2021. Mas a mobilização da sociedade e das entidades que defendem a Educação foi determinante para a aprovação na Câmara. Agora precisamos acompanhar a votação no Senado”.

RELATÓRIO APROVADO

O relatório da deputada Professora Dorinha (DEM-TO) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15 foi aprovado em dois turnos e garante o financiamento do Governo Federal de forma permanente. Assim, pelo texto, a participação da União no fundo será de 12% em 2021; 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025 e 23% em 2026. Atualmente, o governo federal aporta no Fundeb 10% da contribuição total dos estados e municípios.

“Esse texto significa uma maior valorização dos professores e pode elevar o nosso país para um outro patamar, pois garante esse direito dentro da Constituição”.

O parlamentar ainda destacou que grande parte dos impostos está concentrado no Governo Federal, por isso a União precisa assumir essa participação maior e mais efetiva. De acordo com Aliel, a não aprovação seria uma perda irreparável aos municípios. “O Governo tem estabelecido prioridades equivocadas para os serviços públicos. Ficou um período grande sem ministro da Educação e além disso teve quatro trocas na pasta durante um ano e meio”.

Por fim, agora a matéria segue para o Senado Federal e também precisa ser aprovada em dois turnos com votação qualificada, ou seja, com 49 votos favoráveis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo