22/08/2023



Educação

A Educação Física como agente em busca de lazer

imagem-10121

Tratar de lazer atualmente torna-se um tanto quanto restrito a cada indivíduo, devido ao fato de cada pessoa estar ligada às suas tarefas e compromissos no dia-a-dia. E também em decorrência de qual atividade se considera lazer para as pessoas, ou seja, por exemplo, assistir televisão pode ser lazer para uma pessoa, para outra lazer pode ser jogar uma partida de futebol com amigos, ou outros ainda onde tomar uma cerveja com os amigos pode ser lazer, assim sendo o assunto lazer é meio complexo para se entender.
Dentro do ambiente escolar e ligado a disciplina de Educação Física, sente-se à necessidade de termos mais espaços disponíveis para as práticas de atividades lúdicas e esportivas. Assim, proporcionando aos alunos possibilidades com o ambiente em que ele está inserido, para que possam ter uma maior socialização com os colegas, uma vez que esses espaços estariam abertos também à comunidade.
É importante deixarmos claro aos alunos que as práticas esportivas e quaisquer outras atividades corporais, não devem ser somente privilégio para uma minoria das pessoas, que podem pagar para freqüentar clubes e academias para ficar em forma, e sim, para todos aqueles que tem vontade de praticar alguma atividade física, e na maioria das vezes não tem um espaço apropriado para isso.
A Educação Física pode propiciar aos alunos então momentos de lazer, não só dentro do âmbito escolar, mas também fora dele. Deveríamos ter mais atividades oferecidas pela Escola ou espaços criados para oferecer momentos para as práticas de atividades físicas nos bairros, sejam elas esportivas ou não, mas acima de tudo, buscar o lazer das pessoas.
Nós, profissionais da Educação Física podemos e devemos contribuir para isso, e entende-se também a importância de se buscar o bem estar não só dos alunos nas Escolas, mas como da comunidade, dos familiares dos mesmos, desenvolvendo a capacidade deles se relacionarem com os demais, contribuindo para que sejam cidadãos participativos na comunidade.

Por Márcio Nascimento da Cruz e Luiz Roberto Vasconcelos; alunos de Pós-graduação em Treinamento Desportivo e Personalizado da Faculdade Guairacá

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo