22/08/2023
Agronegócio Guarapuava

A esperança na retomada da economia pauta discursos de autoridades

imagem-116406

Da Redação

Guarapuava – A esperança na retomada da economia nacional pautou os pronunciamentos de empreendedores rurais, empresários e autoridades políticas na abertura da 41a. Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua). A solenidade aconteceu na noite dessa sexta feira (06), no Parque de Exposições Lacerda Werneck.

Primeiro a falar, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Rudival Kasczuk, presidente da Acig, disse que o agronegócio é “mola propulsora” da economia de Guarapuava e da região. “Não temos uma cidade industrializada, mas temos um agronegócio forte que aquece o mercado nos mais diversos segmentos, num momento em que a economia nacional está enfraquecida. Mas acreditamos numa retomada com o governo que aí está”.

Sem poupar elogios à Expogua e ao agronegócio local, o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, disse que a equipe do governo Temer vai recolocar a economia nacional nos trilhos e lembrou o alto índice de desemprego quer atinge o país. “O desemprego atirou milhões de pessoas à desesperança, mas vamos superar a crise política e econômica passando alimpo essa questão, vamos voltar a investir em tecnologia, em equipamentos para que o Brasil possa voltar acrescer”, referiu-se aos empresários rurais.

“Nós já temos sinais de que nossa terra será de novo destino de grandes investimentos, trazendo uma retomada da nossa economia. Nós fomos parcialmente contaminados no agronegócio, mas felizmente, continuamos fazendo bem o nosso trabalho, graças ao preparo dos nossos agricultores e das tecnologias que empregamos”.

O prefeito Cesar Silvestri Filho disse que a Expogua é uma forma de mostrar a força da economia guarapuavana e da tecnologia aplicada no domínio das boas técnicas. Desejo que possamos ter um evento que represente a retomada da confiança dos nossos investidores”.

Segundo Rodolpho Luiz Werneck Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, as parcerias são o que fazem da feira um grande espelho do agronegócio. “Essa parceria entre entidades é o que torna Guarapuava uma forte feira do agronegócio. É uma história de vitórias, que segue de maneira inédita nas perspectivas do nosso setor. Hoje é dia de abrir as portas para, mais uma vez, fazer da Expogua um lugar de encontros de lazer e de negócios”.

Já o presidente da Sociedade Rural, Denilson Baitala, destacou as expectativas para a feira. “Em termos de comércio da parte pecuária, esperamos que todos os animais que venham a leilão no parque de exposição sejam vendidos. Na parte de máquina agrícolas, esperamos que muitos negócios sejam fechados. No entretenimento, creio que a nossa grade de show vai agradar toda a população de Guarapuava e região”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.