22/08/2023

A imprensa e o Papa

Neste domingo (28) o Fantástico levou ao ar uma entrevista exclusiva do Papa Francisco, onde o pontífice falou sobre os casos de corrupção dentro da Cúria Romana, a perda de fieis para a igreja evangélica, a revolta dos jovens nas ruas do Brasil, e a recepção que teve durante a Jornada Mundial da Juventude no país.

A entrevista inédita, a primeira de Francisco após ser ordenado Papa, conseguiu uma boa audiência, cerca de 21 pontos no Ibope.  No entanto não foi o suficiente para vencer a audiência conquista pela entrevista de Xuxa dada ao programa em 2012, que conquistou 28 pontos de audiência.

Audiência a parte, a entrevista desse domingo representa um grande feito para a imprensa nacional. Afinal foi a um jornal brasileiro que Francisco fez as declarações mais bombásticas e importantes sobre o Vaticano e seu mar de problemas.

Se a esperada reforma da igreja católica acontecer, o marco inicial dela será a entrevista a Rede Globo.

Além disso, a entrevista do Papa trouxe enfim uma boa notícia ao jornalismo brasileiro, e a impressão que podemos estar entre os melhores do mundo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo