22/08/2023

A longa espera por vagas em creches

imagem-45341

 

 

A falta de vagas em creches de Guarapuava volta à pauta tão massificada nos últimos anos. De acordo com levantamento feito pelo Ministério Público, mais de 2 mil crianças estão fora das creches por falta de vagas. O assunto é tão grave que o próprio MP entrou com ação civil pública contra o prefeito Fernando Ribas Carli pelo descaso dado ao tema. Por falta de projetos, o município deixou de receber recursos federais para a construção de  mais unidades: cerca de 10, segundo a pesquisa do MP. Alguma coisa foi feita? Nenhuma, ou melhor, no apagar das luzes da atual administração, Carli conseguiu encaminhar projetos e, pelas mãos do deputado federal Zeca Dirceu (PT),  Guarapuava terá 10 novas creches. Mas por que somente agora, em 2012, e não antes? A resposta é simples. Uma creche não significa apenas quatro paredes,  repartições, piso e teto. É preciso contratar funcionários qualificados (educadoras infantis, serventes, equipe técnica-administrativa, entre outros). É preciso mobiliar e manter a estrutura. Isso custa aos cofres municipais.

A verdade é que o prefeito, durante 8 anos,  não se importou com as  mães que precisam trabalhar para ajudar no sustento da família e não tem onde deixar os filhos pequenos. Muito menos com a cena que se repete nesta semana com familiares passando noites e dias acampados em busca de uma vaga.

Nos momentos finais do mandato, antes da campanha eleitoral, fica cômodo fazer o que nunca foi feito quando deveria. Alardea-se a "conquista" teórica e deixa toda a prática, que não fez, para que outro assuma e realize.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo