22/08/2023

A maioria foi lá!

Os representantes de 320 dos 399 municípios paranaenses, a  maioria, prefeitos, que estiveram em Curitiba ontem, sexta-feira (17), no Encontro entre Prefeitos e Prefeitas, ouviu a notícia que estava esperando.  A ministra das Relações Institucionais,Idelli Savatti, garantiu que o governo federal irá compensar as prefeituras caso ocorra queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A ministra lembrou que na  crise de 2008 houve queda na arrecadação, e o presidente Lula compensou os municípios. "A presidente Dilma Rousseff repetirá essa complementação, mas temos alguns indicadores mostrando que a economia está reaquecendo, o que deve equilibrar o fundo”, disse.

O encontro oscilou entre o técnico e o político. Além de Salvatti, estavam lá a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes de diversos órgãos do governo federal, em especial, dos ministério, falaram para um público estimado em mais de três mil pessoas no evento organizado pela Secretaria das Relações Institucionais e pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A pauta foram os recursos federais disponibilizados aos municípios. A prefeitada estava ávida.

A manhã foi destinada aos pronunciamentos e deputados estaduais e federais aproveitaram a oportunidade para assediar prefeitos, já de "olho" nas eleições de 2014. Afinal, são os prefeitos os maiores cabos eleitorais para esse pleito. O deputado federal Zeca Dirceu (PT) levou toda a sua assessoria do Paraná. Capitaneada pela jornalista Joelma Baitel, de Guarapuava, a equipe  organizava sessão de fotos do parlamentar com prefeitos; gravou mensagens dos mensagem em apoio à reeleição de Zeca Dirceu. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha foi o primeiro a avalizar o deputado.

Durante a tarde, uma espécie de feira permitiu que o público conversasse com o Governo Federal, tirasse dúvidas, entregasse documentos, reivindicasse.

A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann mostrou a que veio. Pré-candidata ao governo do Paraná, foi a última a se pronunciar e assegurou que o Governo quer atender todos os prefeitos.

Para alguns prefeitos, o viés politico falou mais alto. Muitos comentavam que seria mais um encontro igual ao já realizado em Brasília. Mas o fato é que a grande maioria estava lá, tanto em Brasília, como em Pinhais, onde o Encontro Estadual foi realizado.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo