22/08/2023



Esportes

A Melhor Idade se destaca na Corrida da Mulher

imagem-88133

Lizi Dalenogari, da Redação

Elas mostram uma disposição invejável seja no dia a dia, seja em eventos pela cidade. Na manhã deste domingo (15), dona Eloísa Szymczak, de 83 anos, e dona Francisca Martins do Amaral, 70 anos, foram dar seus exemplos de boa disposição na 3ª edição da Corrida da Mulher em Guarapuava.

Acompanhada da filha Franciele Amaral, dona Francisca não continha a alegria. "Estão todos de parabéns. Nota 10, nota 1000. Isso aqui é uma vitamina forte que mexe com todo nosso organismo e nos dá vitalidade e um bem estar na vida. Caminho há 20 anos e minha filha Franciele me incentivou a correr. Agora sou uma atleta feliz que corre em volta da Lagoa das Lágrimas todos os dias", comemora.

A atleta Ana Carolina Bini vê em dona Francisca uma grande incentivadora. "Ela é uma guerreira, um exemplo prá todas nós. Imagina com 70 anos e esta disposição toda! Somos todas incentivadas por mulheres de garra como ela", enfatiza.

Já dona Eloísa Szymczak (conhecida por dona Elsa) foi o tempo todo acompanhada pelo filho Vitalino. Um típico cuidado carinhoso de filho. "Ela vai dar seus picos e andar, no ritmo dela. Eles são um exemplo prá toda a família e amigos", diz se referindo ao pai Estevão, de 85 anos, que observava atento o desempenho da esposa atleta. 

Dona Elsa (Eloísa) e seu Estevão estão casados há 63 anos, tem 6 filhos, 9 netos e 3 bisnetos. O casal de origem polonesa é um exemplo para toda a família já que sempre gostaram de dançar e praticar atividade física. Dona Elsa pratica, além da caminhada diária, hidroginástica duas vezes por semana na Clínica Guairacá. "Ah, não temos tempo a perder. Esta motivação diária que o esporte nos dá é que nos mantem ativos, felizes e conectados", diz a sábia dona Elsa.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo