22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

A partir de janeiro, centro de apoio a surdos de Guarapuava vai atender mais municípios

Espaço, que também atende a profissionais da educação de surdos, é dedicado à capacitação de profissionais da área, como tradutores e intérpretes de Libras

normal_interprete_libras02

Primeiro Centro foi instalado em Curitiba (Foto: Hedeson Alves)

A partir de janeiro de 2019, o Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos (CAS), de Guarapuava, ampliará o atendimento a outros municípios da região. O Centro, o segundo criado no Paraná, foi inaugurado em março deste ano pelo Ministério da Educação, através de parceria com o Governo do Estado.

De acordo com informações do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, O CAS do município atenderá 1.393 pessoas surdas dos núcleos de Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Pitanga e União da Vitória.

O CAS de Curitiba, que hoje atende todo o Estado, também passará por mudanças e passará a ser responsável pelos NREs da Área Metropolitana Norte, Área Metropolitana Sul, Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa, com uma população de 7.701 pessoas surdas.

Em Guarapuava, profissionais da área podem entrar em contato com o CAS para obterem informações sobre oportunidades de capacitação. O Centro fica localizado na Rua Saldanha Marinho, 213, no Batel.

NOVOS CENTROS

A mudança na forma de atendimento dos Centros de Guarapuava e Curitiba se deu devido a criação de quatro novos CAS, que serão instalados em Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão e Umuarama. Cerca de 14 mil pessoas surdas serão beneficiadas com a medida. A previsão é que as atividades iniciem em janeiro. Todos os Centros atenderão mais de um município.

Além do Núcleo Regional de Apucarana, o CAS instalado no município atenderá os NREs de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Telêmaco Borba, e Wenceslau Braz, somando uma população de 5.259 pessoas surdas.

O Centro de Apoio de Cascavel, que funcionará no Colégio Estadual Itagiba Fortunato, abrange os NRES de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, com uma população de 2.731 pessoas surdas.

O Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy receberá o CAS de Francisco Beltrão, atendendo os núcleos de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Pato Branco, com uma população de 4.534 pessoas surdas.

O CAS de Umuarama ficará situado no Colégio Estadual Prof. Paulo A. Tomazinho, responsável pelo atendimento dos NREs de Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Loanda, Paranavaí e Umuarama, com uma população de 2.244 pessoas surdas.

SERVIÇO

CAS – Guarapuava

Rua Saldanha Marinho, nº 213, bairro Batel

Telefone: (42) 3227-7830

E-mail: cas.gpva@gmail.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo