22/08/2023
Cotidiano Em Alta

A partir desta terça (16), 26º GAC faz seleção de jovens em Prudentópolis

Nesta terça (9), a Comissão de Seleção dos jovens que fizeram o alistamento militar estará em Inácio Martins. Depois Turvo e Prudentópolis

Alistamento Militar é obrigatório (Foto: Arquivo/RSN)

O 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), ‘Grupo Visconde de Guarapuava’, continua a fase da Comissão de Seleção para os jovens que fizeram o alistamento militar obrigatório em 2025. Depois de passar por Pinhão, Inácio Martins e Turvo, a comissão permanece em Prudentópolis a partir desta terça (16) até quinta (18).

Esta etapa crucial do processo de recrutamento está ocorrendo em diversos municípios da área de jurisdição da unidade militar ao longo do mês de setembro. De acordo com a legislação vigente, a presença de todos os jovens alistados e devidamente convocados para esta fase é obrigatória.

O não comparecimento pode resultar em pendências com o Serviço Militar, o que acarreta em diversas restrições na vida civil. Como a impossibilidade de obter passaporte, ingressar em serviço público ou se matricular em instituições de ensino.

Conforme as informações, a Comissão de Seleção tem como objetivo avaliar os jovens conscritos por meio de uma série de exames médicos, entrevistas e testes de aptidão. O processo busca verificar as condições de saúde, bem como o perfil e as capacidades de cada candidato para o eventual cumprimento do Serviço Militar Obrigatório.

Os jovens convocados devem ficar atentos às datas e horários específicos para a apresentação, conforme informado no ato do alistamento ou em convocações posteriores. Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas, os conscritos devem procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) de respectivo município.

As Juntas são os órgãos responsáveis por todo o processo de alistamento e seleção na esfera municipal e poderão fornecer as orientações necessárias para o cumprimento desta etapa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.