22/08/2023



Região

A “Pequena Ucrânia” deve puxar a integração do turismo na região

Prefeito Adelmo Klosowski vê no turismo um dos potenciais para o desenvolvimento do município

salto-sao-joao

Salto São João (Divulgação)

O Salto São João e seu monumento é apenas um dos atrativos que o município de Prudentópolis “esconde” no meio de uma natureza exuberante. E não é exagero nenhum falar sobre essa imponência. Afinal, o município possui mais de 100 cachoeiras que variam entre 80 e 196 metros de queda d’água. Conhecida como a “Pequena Ucrânia”, e não é à toa, Prudentópolis possui 70% de sua população sendo descendentes de ucranianos, etnia que influenciou na religiosidade, com suas igrejas típicas, com sua culinária étnica. E é justamente esse conjunto de atrativos naturais que o prefeito Adelmo Luiz Klosowski (PSDB) vê como uma ferramenta de incentivo ao desenvolvimento não apenas do município, como também regional.

“Uma integração entre municípios para um roteiro de turismo rural e ecológico é uma excelente oportunidade para aquecer a economia e gerar renda para os produtores. Precisamos agilizar esse debate e planejar um percurso que envolva alguns municípios”, defendeu ao Portal RSN.

Enquanto isso não acontece, Adelmo não perde a oportunidade de divulgar a potencialidade de Prudentópolis. Durante o 24º Salão Paranaense de Turismo e 14º Mostra das Regiões Turísticas do Estado, realizado em Curitiba, entre 26, 27 e 28 de abril, um estande expôs os materiais de divulgação e teve como destaque o Monumento Natural Salto São João com 84 metros de altura. Embora não seja o salto mais alto do município o cenário em que se encontra impressiona tanto na exuberância de sua paisagem ao longe, quanto na intensa vibração de suas águas quando próximo à queda. A queda está localizada na fenda formada entre duas montanhas na escarpa da Esperança, dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Esperança.

O caminho para se chegar até ele também vale a pena, pois percorre alguns quilômetros de belas paisagens campestres, recheadas de pinheirais, além de casas típicas que marcam a colonização ucraniana no município.

Igreja Ucraniana na Linha Esperança (Youtube/Reprodução)

INFRAESTRUTURA

Para fomentar o turismo, entretanto, é preciso ter infraestrutura. Para isso, a Secretaria Municipal do Turismo tem um papel essencial nesse projeto. “Tosos funcionários são qualificados para dar informações e atender o turista da melhor forma possível”.

Prudentópolis recebeu diversos investimentos no setor de turismo nos últimos dois anos, como o crescimento de melhorias, a sinalização turística e calçamento com pedras irregulares nos principais atrativos turísticos, além da Inauguração do Monumento Natural do Salto São João. Obra de infraestrutura pública, com construções de trilhas, centro de visitantes, mirantes e estacionamentos, acessibilidade, são algumas das obras executadas.

Na busca de um crescimento turístico maior para o município e do segmento no Paraná, Prudentópolis, acredita na conscientização da população sobre a importância do Turismo no município, formando parcerias com as comunidades através da iniciativa privada e órgãos governamentais.

Equipe da Secretaria de Turismo (Foto: Divulgação)

DIVULGAÇÃO

Segundo Adelmo, o Centro de Informações Turísticas, é uma forma de implementar o turismo no município e valorizar a sua cultura, “O Centro de Informações Turísticas realiza atendimentos diariamente de domingo a domingo, incluindo feriados, fazendo cadastro das demandas atendidas e desenvolvendo um informativo para repasse das informações.

“Aqui na região, tentamos aumentar o acesso a informações com mídias sociais, pavimentação e sinalização adequada. E também, qualificar a mão de obra local para receber melhor os turistas, na apresentação de projetos inovadores que envolvam a população de uma forma que o turista, seja uma fonte de geração de renda e empregos desenvolvendo todo o potencial turístico do município e região. Envolvendo todas as lideranças governamentais e empresariais para que juntos trabalhem pelo desenvolvimento do Turismo”.

Para a valorização e desenvolvimento turístico de Prudentópolis, o prefeito vê nas parcerias com outros setores de desenvolvimento uma oportunidade de alcançar o resultado com maior êxito.

“É necessário fomentar parcerias junto ao governo como também nas universidades, iniciativa privada e entidades voltadas ao turismo”.  Conforme o prefeito, fazer com que toda a população conheça seu potencial e acredite no seu desenvolvimento é um desafio. “Estamos trabalhando para concretizar o turismo como uma realidade na geração de emprego para todos”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo