22/08/2023

A quarta feira gorda de futebol

Verdadeiramente 2014 é o ano do futebol. Até mesmo o maior espetáculo da terra, a maior festa popular do país, se rendeu ao esporte mais querido do Brasil e do mundo. O Carnaval chegou a mudar datas em 2014 em prol da Copa do Mundo.  Não sabia? Isso mesmo, em 2014 não tivemos as tradicionais terça gorda e quarta de cinzas, tivemos sim a terça gorda e a quarta mais gorda ainda.

Definitivamente esta foi uma quarta feira apetitosa para os fãs de futebol, que se deleitarem em um verdadeiro banquete de jogos. A quarta gorda também foi generosa no número de gols (e que golaços, diga-se de passagem) tanto nos 51 amistosos internacionais realizados quanto na rodada dos campeonatos estaduais.
Se muitos dizem que a quarta feira de cinzas marca também o fim do Carnaval e o começo de fato do ano. A nova quarta feira de cinzas marca o início do Carnaval da bola e a reta final para a célebre Copa.

Afinal desde ontem pudemos já sentir o gostinho do que vem por ai.

A quarta também trouxe boas perspectivas para a Seleção Brasileira. Me recordo que neste período, em 2002, Felipão ainda ajustava a equipe e decidia se bancaria Ronaldo, Rivaldo e se despachava de vez o baixinho Romário. Desta vez, mesmo com menos tempo no comando da Seleção, o técnico do penta parece já ter todo o time na cabeça.

As últimas duvidas de Felipão parecem ter sido sanadas na vitória por 5 a 0 sobre a Africa do Sul. Fernandinho, com um belo gol de fora da área, e Rafinha com uma atuação razoável na lateral possivelmente garantiram um lugar no time.

Mas as boas notícias não vêm apenas do Soccer City. Nossos rivais na primeira fase, México, Croácia e Camarões não fizeram bons jogos e acabaram tropeçando nos amistosos.

Os mexicanos não saíram do 0 contra a Nigéria, apesar de um jogo bem disputado e bastante aberto. Ao final do jogo, os jogadores do México se mostraram preocupados com a condição física do elenco.

Os croatas também ficaram no empate, um 2 a 2 diante da bem organizada Suiça. O técnico croata, Niko Kovac, ainda busca um substituto para Mandzukic, principal estrela da companhia e que está suspenso da estréia da Croácia na Copa do Mundo diante do Brasil. O brasileiro naturalizado Eduardo da Silva é uma das opções.

A equipe também apresentou falhas no setor defensivo e o atacante suíço Drmic aproveitou-os bem para marcar dois gols na partida.

Olic é o grande nome da Croácia, nesta quarta ele se mostrou decisivo e marcou os dois gols do time.

O nosso terceiro adversário, Camarões, foi goleado por Portugal e pelo melhor do mundo Cristiano Ronaldo.

Mesmo não jogando bem no primeiro tempo, Portugal conseguiu furar a defesa camaronesa e Ronaldo abriu o placar. Os africanos até empataram ainda no primeiro período, mas na segunda etapa só deu Portugal.

Com falhas na saída de bola e sem conseguir aplicar uma boa marcação, os africanos foram alvos fáceis para o ataque português. Além do mais, a zaga camaronesa apresentou grandes dificuldades em marcar jogadores de qualidade, como Cristiano Ronaldo, que deitou e rolou e marcou mais uma vez.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo