22/08/2023

A solidariedade entra em quadra

A cena de crianças disputando uma partida do Abertão de Futsal calçando botinas comoveu o pessoal da Liga de Futsal de Guarapuava, que teve uma bela iniciativa. Uma campanha de arrecadação de tênis para estas crianças.

São atitudes como esta que me fazem recordar da beleza do esporte, daquilo pelo que me apaixonei e que me faz escrever nesse espaço todos os dias.  A campanha, as crianças, a botina são um retrato exato desta coisa toda que me encanta. Como não se emocionar ao ver a pureza de uma criança, descabida de preconceitos, fazendo aquilo que gosta sem se preocupar com o que veste ou calça ou com o que as pessoas vão pensar. Para estas crianças o futsal, o jogo era tudo o que importava.

É a bola que tem esse poder, o poder de reunir diferentes pessoas em torno de si. Ela é a mais imparcial dos objetos, para ela não importa cor, crença, poder econômico ou habilidade. A bola não vê diferença entre a chuteira e a botina.

O outro ponto de beleza desta história toda vem de pessoas como Marcela Firmann, organizadora da campanha e que com apenas alguns cliques, mensagens nas redes sociais e emails enviados já consegue mudar um pouquinho o mundo para estas crianças.

Tenho certeza que esses meninos, assim como eu fiz um dia, sonham com um futuro como jogador de futebol. Sonham que a bola um dia vai fazer com que eles possam mudar de vida. O caminho para isso é difícil, muitos não conseguirão chegar lá, mas com certeza se lembrarão do dia em que o esporte lhes proporcionou ganhar um tênis novo, do presente que a bola lhes deu e que os fez sonhar com um futuro melhor driblando as adversidades da vida como quem dribla um marcador e ruma para o gol.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo