22/08/2023
Cotidiano

Abandono do Parque Jordão gera reclamações de visitantes

imagem-22698

Churrasqueiras destruídas (foto), lixo acumulado debaixo das árvores, sanitários sem condições de uso são algumas das situações encontradas pelos guarapuavanos e turistas que visitam o Parque Recreativo Jordão, um dos maiores locais de lazer de Guarapuava. Durante os finais de semana em temporada de calor, milhares de pessoas, inclusive de outros municípios, visitam o local.

Com uma beleza natural exuberante, o Rio Jordão é composto também por um lajeado que facilita o surgimento de piscinas naturais. O trem que passa sobre o rio, com trilho numa espécie de ponte é a marca registrada do local. Pista para motocross, hípica, trilhas por entre a mata, a proximidade com o Kart Clube Jordão compõem um complexo esportivo que estaria pronto para ser explorado pela administraão municipal. O descaso, porém, impera.

"Há muitos anos não vemos qualquer investimento da Prefeitura. Preferem investir num salto que não é nosso, é tudo divido (São Francisco) do que por dinheiro aqui que já está tudo pronto. Tem até o público", afirma Francisco Soares de Lima, que costuma frequentar o local aos finais de semana. "Como estou em férias aproveitei o calor e vim nadar aqui", afirmou.

Ricardo Meuemaiger costuma desfrutar momentos de lazer no Jordão durante a sua infância e juventude. Hoje residindo em outro município, mas passando férias em Guarapuava retornou ao local que lhe traz muitas recordações.

"Veja que triste, está tudo abandonado. Aqui é um lugar de família. A minha costumava vir aos domingos, desde cedo, para passar o dia aqui.e curtir o dia todo, sol. amigos, brincadeiras. Veja a última piscina onde brincávamos, que horrivel que está, parece o Jurassic park, olha que tem bicho feio nesta piscina ai hein?" ironiza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.