22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Abastecimento de água começa a ser retomado de forma gradativa, em Guarapuava

Bairros da cidade começaram a ser reabastecidos às 14h. Em algumas regiões, pode ocorrer falta de água ainda na quinta (28)

sanepar-rio-das-pedras

Começa a ser normalizado o abastecimento de água em Guarapuava após um problema na rede da Sanepar, causado pela queda de um raio que atingiu a estação de captação no Rio das Pedras durante a madrugada desta quarta feira (27). O raio afetou o quadro de comando de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) da companhia, causando falta de água em diversos pontos da cidade desde as primeiras hora da manhã de hoje. 38 bairros estavam na lista de possível desabastecimento.

De acordo com a assessoria da Sanepar, houveram várias quedas de energia na cidade, durante a madrugada, ocasionadas pela forte chuva, e as estações de captação e de tratamento de água da Sanepar foram afetadas por graves problemas elétricos devido aos raios.

“A partir do momento em que foi detectado o problema no quadro de comando da captação, todas as equipes de eletrotécnica e operação da Sanepar se mobilizaram, tomaram as providências técnicas necessárias e imediatamente a concessionária de energia Energisa foi acionada. Todos trabalharam incessantemente e conseguiram solucionar parte do problema causado pelos raios”, informou a empresa, em nota.

Às 13h desta quarta (27), a Sanepar conseguiu retomar parte da produção de água e, até o início da tarde, o Sistema de Tratamento operava com 70% de sua capacidade, mas outros reparos elétricos ainda precisam ser feitos. Os bairros começaram a ser abastecidos aos poucos a partir das 14h, com pressurização gradativa das redes para não ocorrer rompimentos. O abastecimento começa a normalizar a partir das 16h, com abastecimento total no período da noite, mas outros reparos elétricos ainda precisam ser feitos.

Nesta quinta feira (28), podem ocorrer faltas-d’água pontuais e o problema deve ser solucionado completamente até o fim do dia de amanhã.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.