Abertas as inscrições para curso preparatório para candidatas

O curso é de graça e será nos dias 20 e 21 de março na Câmara de Vereadores. As mulheres interessadas podem se inscrever até o dia 13 de março

Abertas as inscrições para curso preparatório para candidatas (Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Estão abertas até 13 de março, as inscrições de um curso preparatório para mulheres que pretendem ser candidatas nas eleições deste ano. O curso é oferecido de graça pelo instituto ‘Política por.de.para Mulheres’, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava.

Conforme a diretora do Instituto, Tailaine Cristina Costa, o propósito é fomentar a participação das mulheres na política .“A ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política. Seja como candidatas, dirigentes partidárias e como cidadãs ativas. Trata-se do primeiro curso suprapartidário no Brasil nesse formato”.

Assim, as interessadas podem fazer as pré-inscrições pelo link até o dia 13 de março. No dia 16 de março serão divulgadas as participantes selecionadas para participação no curso. O curso preparatório, será na Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava nos dias 20 e 21 de março.

De acordo com a Secretária de Políticas Públicas para mulheres, Priscila Schran, a iniciativa faz parte do planejamento de ações estabelecidos no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

“Todo ano eleitoral a lei prevê que a Secretaria promova atividades relacionadas à formação política para mulheres. Para este ano, a atividade é construtiva e aberta a todas as interessadas”.

PROGRAMAÇÃO

Na sexta (20) à noite, ocorre a abertura oficial com a presença da advogada Ana Claudia Santano. Ela vai destacar as mulheres mandatárias e líderes. Entretanto, no sábado (21), o curso será técnico durante todo o dia. As participantes vão aprender sobre pré-campanha e convenção; regras para registro de candidaturas; regras de propaganda eleitoral. Além disso, ações eleitorais; prestação de contas; publicidade e estratégias de campanha.

INSTITUTO

O instituto ‘POLÍTICA POR.DE.PARA MULHERES’ nasceu em 2015, e foi idealizado pela professora Eneida Desiree Salgado, da Universidade Federal do Paraná. Formatado inicialmente como um projeto de pesquisa, em 2018, tomou a forma de uma Associação sem fins Lucrativos.

Assim, o projeto é uma iniciativa de mulheres que desejam ampliar a participação política feminina em toda a sua pluralidade e diversidade no Brasil. De acordo com o Instituto, em pouco tempo de funcionamento, já foram fechadas parcerias com diferentes setores que também buscam o aumento da participação de mulheres em espaços antes ocupados por homens.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Dois homens são presos por violência doméstica em Guarapuava

COMBATE

Nova etapa do edital de combate ao Coronavírus engloba mais 12 cidades

CHICO, SEU FUJÃO!

Chico sumiu em Guarapuava neste sábado (28)

Comentários