Abertas as inscrições para curso preparatório para candidatas

O curso é de graça e será nos dias 20 e 21 de março na Câmara de Vereadores. As mulheres interessadas podem se inscrever até o dia 13 de março

Abertas as inscrições para curso preparatório para candidatas (Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Estão abertas até 13 de março, as inscrições de um curso preparatório para mulheres que pretendem ser candidatas nas eleições deste ano. O curso é oferecido de graça pelo instituto ‘Política por.de.para Mulheres’, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava.

Conforme a diretora do Instituto, Tailaine Cristina Costa, o propósito é fomentar a participação das mulheres na política .“A ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política. Seja como candidatas, dirigentes partidárias e como cidadãs ativas. Trata-se do primeiro curso suprapartidário no Brasil nesse formato”.

Assim, as interessadas podem fazer as pré-inscrições pelo link até o dia 13 de março. No dia 16 de março serão divulgadas as participantes selecionadas para participação no curso. O curso preparatório, será na Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava nos dias 20 e 21 de março.

De acordo com a Secretária de Políticas Públicas para mulheres, Priscila Schran, a iniciativa faz parte do planejamento de ações estabelecidos no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

“Todo ano eleitoral a lei prevê que a Secretaria promova atividades relacionadas à formação política para mulheres. Para este ano, a atividade é construtiva e aberta a todas as interessadas”.

PROGRAMAÇÃO

Na sexta (20) à noite, ocorre a abertura oficial com a presença da advogada Ana Claudia Santano. Ela vai destacar as mulheres mandatárias e líderes. Entretanto, no sábado (21), o curso será técnico durante todo o dia. As participantes vão aprender sobre pré-campanha e convenção; regras para registro de candidaturas; regras de propaganda eleitoral. Além disso, ações eleitorais; prestação de contas; publicidade e estratégias de campanha.

INSTITUTO

O instituto ‘POLÍTICA POR.DE.PARA MULHERES’ nasceu em 2015, e foi idealizado pela professora Eneida Desiree Salgado, da Universidade Federal do Paraná. Formatado inicialmente como um projeto de pesquisa, em 2018, tomou a forma de uma Associação sem fins Lucrativos.

Assim, o projeto é uma iniciativa de mulheres que desejam ampliar a participação política feminina em toda a sua pluralidade e diversidade no Brasil. De acordo com o Instituto, em pouco tempo de funcionamento, já foram fechadas parcerias com diferentes setores que também buscam o aumento da participação de mulheres em espaços antes ocupados por homens.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MAIS CONFIRMAÇÕES

Saúde confirma seis novos casos de covid-19 em Guarapuava

COVID-19

Guarapuava tem agora o menor coeficiente de mortalidade do país

ELEIÇÕES 2020

Celso Goes e Burko ainda não registraram candidaturas no TRE

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com