22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Abertas as inscrições para iniciação científica e tecnológica na Unicentro

Os professores interessados em participar dessa edição dos programas de IC e de IT têm até o dia 18 de maio para fazer o registro, pelo site da Unicentro

unicentro

Abertas as inscrições para iniciação científica e tecnológica na Unicentro (Foto: Ascom/Unicentro)

As inscrições para os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unicentro seguem abertas até o dia 18 de maio. Todo o processo de inscrição é on-line. De acordo com o diretor da Pesquisa da Unicentro, Luciano Farinha, os projetos de pesquisa serão desenvolvidos, entre primeiro de agosto desse ano e 31 de julho de 2021.

É um programa de nível nacional com modalidades com bolsa e modalidades voluntárias. É um programa de um ano, onde o aluno tem a possibilidade de desenvolver um plano de atividades. Não digo um projeto, um plano de atividades dentro de uma pesquisa, dentro desse período de um ano, com o acompanhamento e orientação de um professor.

Para Caroline Hosel Miranda, estudante do terceiro ano de Arte, que participa do programa de iniciação científica como bolsista, e está na fase final da pesquisa,  o programa agrega conhecimento, e é uma forma de permanência na universidade. “Com a bolsa a gente consegue pagar as contas sem precisar trabalhar. A bolsa me auxilia bastante, acaba sendo uma força bem interessante”.

FINANCIAMENTOS

As bolsas dos programas de IC e de IT são financiadas pelo CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. E também pela Fundação Araucária, que é o órgão paranaense de fomento à pesquisa, além da própria Unicentro.

Os estudantes também podem fazer pesquisas como voluntários. Para quem quer desenvolver pesquisas a partir de primeiro de agosto, o primeiro passo é procurar um professor que possa orientar o trabalho. Conforme Zoraide da Fonseca Costa, professora do Departamento de Ciências Econômicas, o trabalho do orientador começa agora, auxiliando os alunos na definição do tema e no direcionamento do plano de trabalho.

“O papel do orientador é direcionar o aluno naquela questão, porque às vezes o aluno quer abranger uma série de coisas, ele quer abraçar um objetivo geral que, às vezes, é impossível de fazer. Então, o orientador ele tem que dar essa direção”.

PESQUISA E BENEFÍCIOS

Além disso, participar de pesquisas abre muitos horizontes para os estudantes, como explica a professora e orientdora Daiane Stoeberl da Cunha, do Departamento de Arte.

“Ele [aluno] precisa publicar, tornar público, participar de um congresso, de um evento, ter um artigo, um resumo publicado. Isso é muito importante para a trajetória daqueles que querem continuar desenvolvendo pesquisa, para fazer um mestrado, por exemplo”.

As inscrições para os programas de iniciação científica e tecnológica são feitas pelos orientadores, que indicam os orientandos. Todo o processo é realizado on-line no Sistema de Gestão Universitária (SGU).

Os professores interessados em participar dessa edição dos programas de IC e de IT têm até o dia 18 de maio para fazer o registro. O edital pode ser conferido na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, no site da Unicentro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo